Nacional Jornal da Bélgica sugere que UE aplique sanções ao...

Jornal da Bélgica sugere que UE aplique sanções ao Brasil

-

Euobserver publicou um artigo enfatizando a necessidade da Europa aplicar sanções contra o Brasil.

Na ressaca do encontro das sete maiores economias do mundo em Biarritz, na França, o jornal belga Euobserver, um dos sites de notícias mais acessados da Bélgica com quase 700 mil acessos mensais, publicou artigo de opinião que afirma que é chegada a hora de a União Europeia aplicar sanções econômicas ao Brasil em virtude do atual contexto ambiental do País.

Foto: Bruno Kelly/Reuters

O artigo afirma que as queimadas na Amazônia nesta época não são novidade, mas o fato novo é “a evidente responsabilidade política da liderança brasileira por sua destruição”. A publicação ressalta que em um contexto normal, poderia-se esperar um “alto senso de responsabilidade política do líder do país onde o tesouro natural está localizado, mas infelizmente, esse definitivamente não é o caso”.

Na sequência, o texto discorre sobre as declarações que o presidente da República, Jair Bolsonaro, já deu sobre a região amazônica. “Bolsonaro prometeu veementemente, durante sua campanha, explorar a região e reverter medidas de proteção para a floresta e seus povos. Também prometeu acabar com a demarcação de novas terras indígenas, reduzir o poder dos órgãos ambientais e liberalizar a mineração e a agricultura industrial nas reservas indígenas”, ressalta.

Sanções

Diante desse contexto, o artigo afirma que a União Europeia não pode ficar inerte ou tomar medidas moderadas contra o Brasil. “É hora de tomar medidas decisivas e alertar o presidente brasileiro com a imposição de sanções consideráveis caso seu governo continue com a atual política”, afirma o texto, que diz que a UE tem uma economia “muito maior que a do Brasil e uma enorme influência política para impulsionar esse caminho”.

Por fim, o texto reforça que a UE é o segundo maior parceiro comercial do Brasil, respondendo por 18,3% de seu comércio total, enquanto o Brasil é o 11º parceiro comercial do bloco europeu, “respondendo por apenas 1,7% do comércio da UE em 2017”. Nesse cenário, “a UE poderia absorver quaisquer efeitos negativos das sanções diversificando seu comércio com outros parceiros da América do Sul e de outras partes do mundo”.

Com informações do Estadãoconteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia Federal deflagra Operação Reagente II em 4 municípios do Piauí

Estão sendo cumpridos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Teresina, Picos, Arraial e Isaías Coelho, além...

Ingerir café todos os dias pode mudar a estrutura do seu cérebro, diz estudo

Pesquisa da Universidade de Basileia mostra mudança na massa cinzenta após 10 dias de consumo diário de cafeína. Sono...

Bolsonaro vai ao Congresso e apresenta projeto para vender os Correios

O projeto define o marco regulatório para o setor postal e possibilita a desestatização da empresa. O presidente da República,...

Raríssimo, pinguim-rei amarelo é fotografado em ilha do Atlântico Sul

O fotógrafo belga Yves Adams foi o responsável por capturar a imagem rara (talvez, única) de um pinguim-rei sem...

Gordura localizada: Três dos piores alimentos para a barriga

Existem alguns alimentos que parecem causar um aumento de peso quase instantâneo. Sim, falamos sobre a temida gordura da...

Imposto de Renda 2021: entrega da declaração vai de 1º de março a 30 de abril

A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para aqueles que receberam em 2020 mais do que R$ 28.559,70. Começa...

Posts Recomendados