Justiça absolve homem de 35 anos de acusação de estupro por ver como “marido” de menina de 12

-

A mãe da menina também foi absolvida; a garota afirmou pretender continuar a relação quando completar 14 anos.

O Ministério Público de Minas Gerais informou que vai recorrer da decisão que absolveu um homem de 35 anos acusado de estupro contra uma menina de 12 anos. A absolvição ocorreu sob o entendimento de que houve consentimento, anuência familiar e formação de um núcleo familiar entre os dois.

Em nota, o MPMG afirmou que os procuradores irão analisar a sentença para identificar os pontos passíveis de contestação e, a partir disso, adotar as medidas cabíveis. O Ministério Público também informou ter articulado, junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, ações voltadas à proteção da vítima.

Segundo o portal Consultor Jurídico (Conjur), a 9ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais absolveu o homem acusado de estupro e também a mãe da menina, que respondia por omissão.

O artigo 217-A do Código Penal Brasileiro tipifica como crime a prática de conjunção carnal ou ato libidinoso com menor de 14 anos, prevendo pena de 10 a 18 anos de reclusão, além de multa. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça estabelece que o consentimento da vítima menor de 14 anos é juridicamente irrelevante para a configuração do crime.

Para o relator, desembargador Magid Nuaef Láuar, a menina se referia ao homem como “marido” e demonstrou reconhecer o seu envolvimento afetivo com ele. Ainda segundo Láuar, ela manifestou interesse em continuar a relação quando completar 14 anos.

Prevaleceu entre os desembargadores o entendimento de que o caso apresentaria características excepcionais, diante do consentimento da adolescente, da concordância da família e da constituição de um núcleo familiar. A decisão utilizou a técnica jurídica conhecida como distinguishing, que permite afastar a aplicação de um entendimento consolidado em razão de particularidades do caso concreto.

Para o advogado criminalista Gustavo Scandelari, o entendimento contraria a literalidade do Código Penal. Segundo ele, a lei é clara ao afirmar que o consentimento da vítima menor de 14 anos não afasta a configuração do crime, além de destacar a significativa diferença de idade entre os envolvidos.

Já a advogada Helena Cabrera de Oliveira avalia que houve uma relativização da vulnerabilidade da vítima. Para ela, uma menina de 12 anos não possui capacidade intelectual ou emocional para compreender plenamente a formação de um núcleo familiar ou consentir em uma relação com um homem adulto.

A advogada e professora Diana Geara, mestre em Direitos Fundamentais e Democracia, afirma que a união entre meninas e homens adultos é um problema social que também repercute no sistema de Justiça. Segundo ela, a situação reflete vulnerabilidades estruturais enfrentadas por mulheres no Brasil, como limitações financeiras, educacionais e no mercado de trabalho, além de índices elevados de casamento infantil no país.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Educação de Jerumenha informa que pais não precisam comprar materiais de uso coletivo nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação de Jerumenha divulgou, neste domingo, 22 de fevereiro, um comunicado oficial informando a ocorrência...

Heineken anuncia 7 mil demissões e fecha fábrica no Ceará

Na sede da empresa, em Amsterdã, quase 25% da equipe local será desligada. A Heineken anunciou a demissão de aproximadamente...

Câmara de Bertolínia está entre os municípios alertados pelo TCE-PI por não divulgar relatórios fiscais

TCE-PI aponta que 111 prefeituras e 80 câmaras municipais, incluindo Bertolínia, deixaram de divulgar documentos essenciais para a transparência...

Wellington Dias concede entrevista ao programa Poder em Foco e comenta sobre mudança de ministério

Ministro destaca intensificação no combate a fraudes no Bolsa Família para garantir justiça social e proteger beneficiários reais O programa...

Remédio provoca vício em jogos e sexo em centenas de pessoas

A BBC obteve relatos de mais de 250 pessoas sobre os efeitos colaterais de comportamento impulsivo associados a medicamentos...

Prefeituras piauienses precisam declarar gestão de resíduos sólidos até 30 de abril para receber verba federal

O cadastro é feito diretamente na plataforma digital do Sinir e exige que os municípios detalhem como realizam a...

Homem é indiciado por atear fogo no carro do ex-patrão por vingança em Picos, no Sul do Piauí

Segundo o delegado, a investigação chegou até o suspeito...

Você também pode gostar
Recomendado para você