Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Justiça Federal determina suspensão dos resultados do SISU

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Governo terá cinco dias para demonstrar correção de erros.

A Justiça Federal de São Paulo determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sistema Integrado de Seleção Unificada (SISU) até que o governo federal demonstre a correção das provas apontadas com problemas por estudantes de todo o país. O tribunal deu prazo de cinco dias para o cumprimento da decisão, sob multa diária de R$ 10 mil.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A decisão foi motivada por pedido da Defensoria Pública da União (DPU). Na petição, o órgão cobra que o Ministério da Educação comprove com documentos a realização da revisão dos testes prejudicados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, reivindica a explicação sobre os parâmetros utilizados nesse procedimento.

O erro, argumentou a DPU, teria impactado não apenas esses estudantes, mas o desempenho de todos os participantes, uma vez que notas de corte e a classificação são atribuídas a partir das notas de todos os alunos que realizaram a prova. “Tendo em vista que as notas das provas que foram revisadas podem ter sofrido substancial alteração, é certo que há a potencialidade de gerar algum impacto, ainda que de décimos, nos resultados finais de todos os candidatos, o suficiente para significar o acesso à vaga”, pontua a petição.

Em entrevista coletiva, o Ministério da Educação reconheceu que houve erros na atribuição de notas para cerca de seis mil alunos. Segundo a pasta, a falha teria ocorrido na impressão das provas aplicadas em algumas cidades, sendo responsabilidade de uma gráfica. O MEC acrescentou que corrigiu o problema e não haveria prejuízo para os estudantes.

Na sua decisão, a 8a Vara Cível de São Paulo avaliou que o pleito da defensoria foi legítimo em razão do “princípio da transparência que rege toda a administração pública, aliado ao dever de prestar informações, bem como a isonomia de tratamento de todos os participantes do ENEM”.

“O pedido de suspensão do processo de seleção do SISU, no caso, após o término do prazo de inscrição fixado pelo MEC, revela-se plausível, considerando que a partir desse momento, os potenciais danos aos estudantes prejudicados pela falha do INEP são concretos, pois seriam levados em consideração no processo de seleção, notas do ENEM inidôneas”, observou a decisão.

A 8a Vara, contudo, não acolheu o pleito de manter o sistema de inscrições aberto. O órgão considerou a demanda uma interferência indevida do Poder Judiciário no processo e que poderia prejudicar mais estudantes.

À Agência Brasil, o Ministério da Educação informou que prestou todos os esclarecimentos e que a Advocacia-Geral da União (AGU) entrará com recurso da decisão da Justiça Federal.

Erros no Sisu

Ontem, surgiram nas redes sociais novas denúncias de problemas, como a inscrição duplicada, a aparição de notas zeradas e a alteração das notas de corte. Alunos expuseram comportamentos que consideraram estranhos do site do SISU. O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou vídeo sobre o assunto.

Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova proposta defende cota de trabalho para quem já cumpriu pena no Piauí

A expectativa é que a Secretaria de Segurança incorpore o projeto-piloto. O Ministério Público do Trabalho se reuniu com representantes...

STF forma maioria para condenar mulher que pichou estátua da Corte com batom

A cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos depredou um monumento utilizando uma frase dita pelo ministro Barroso após as eleições...

Prefeito Jesse James e equipe de saúde de Guadalupe participam de evento da Sesapi que discute avanços no SUS

Por Gleison Fernandes. A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nos dias 24 e 25 de abril, o Encontro...

Sefaz assina carta de intenção com o Sebrae em busca de soluções inovadoras

Iniciativa quer conectar a Sefaz a startups para resolver desafios e melhorar a gestão pública. A Secretaria da Fazenda (Sefaz)...
spot_img

Velório do médico Lasaro Laignier será em Altamira, no Pará

O médico foi encontrado morto no início da noite dessa quinta-feira (24), em sua chácara na localidade Bem Quer. O...

Alexandre Padilha aplica doses de vacinas contra Covid-19 e Influenza em Wellington Dias

Ministros reforçam campanha de vacinação com aplicação simbólica de doses A Esplanada dos Ministérios reforça movimento por adesões a vacinação....
spot_img

Posts Recomendados