Piauí Pet Castramóvel atinge marca de 1.600 atendimentos e realiza mais de 500 castrações

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Teresina, Parnaíba e Picos foram as primeiras cidades a receber o projeto itinerante.

O fortalecimento e a preservação da biodiversidade em todo o Piauí foram a tônica das ações da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em 2023. Nesse sentido, o projeto itinerante Piauí Pet Castramóvel foi um dos destaques ao promover a saúde e controle da população de animais domésticos e em situação de rua, por meio da castração. Ao todo, 543 animais foram castrados e passaram pela implantação de microchip em 2023, e 1.610 foram atendidos por meio do projeto.

Teresina, onde o projeto foi lançado e iniciado, tem o maior número de castrações realizadas: 306 ao todo. Parnaíba vem logo em seguida, com 157 animais castrados em 2023. E Picos, terceira cidade a receber o projeto este ano, conta com 80 castrações já realizadas, com implantação de microchip.

Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira, o projeto se alinha às pautas promovidas pela secretaria de forma a abranger animais domésticos, de rua e aqueles resgatados por ONGs.

“É uma recomendação do governador que avancemos nas políticas públicas que atendam aos animais, assegurando seus direitos e a sua proteção. Neste primeiro ano, priorizamos os animais de ONGs e de protetores individuais”, disse o secretário. “Essa ação pioneira no estado busca, para além de dar atenção ao tema da castração para o controle populacional de cães e gatos, evitar a disseminação de doenças provenientes dos animais em situação de rua. Com certeza, os resultados das ações promovidas durante este ano mostram que estamos no caminho certo”, complementou o gestor.

O Castramóvel foi lançado como parte das ações do Programa ECO Piauí, o maior programa de fortalecimento da gestão da sustentabilidade ambiental no estado. Esse projeto está especificamente no eixo Bio Piauí.

Três edições do projeto foram realizadas no ano de 2023: a primeira em Teresina, no mês de setembro, com participação do governador Rafael Fonteles; a segunda em Parnaíba, em outubro, e a terceira e última ação foi realizada no município de Picos, em novembro.

Em cada uma das edições, os animais foram cadastrados no local, passando por uma triagem para identificar quais estavam aptos para a castração. Em seguida, foram encaminhados para exames laboratoriais para, então, serem encaminhados às clínicas onde a castração seria executada, com implantação de microchip para monitoramento populacional. Ainda na etapa dos atendimentos, a Semarh emitiu o RG Pet gratuitamente aos animais cadastrados. Ao todo, nas três edições realizadas em 2023, somaram mais de 1.500 animais cadastrados.

Jurema Chaves, diretora de Conservação da Biodiversidade da Semarh, diretoria responsável pelo projeto, comemorou o sucesso das edições e ressalta as expectativas para 2024. “É um projeto que tem um impacto grande e bastante positivo. Em 2023, cadastramos mais de 1.600 animais, e desse número, mais de 300 animais já foram castrados. No próximo ano, o projeto vai ter continuidade, e até 2026 vai chegar a todos os municípios do Piauí, realizando todas as etapas do atendimento: cadastro, triagem, castração e implantação de microchip”, confirmou a gestora.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Churrasco do brasileiro’: Preço da picanha cai, mas cerveja fica mais cara em 12 meses

Carnes, frango e linguiça estão mais em conta, mas pão de alho, vinagrete e bebidas se tornaram principais vilões...

Com investimento de R$ 3 milhões, governo do Piauí entrega escola “modelo” em tempo integral

Fundado em 1938, o Ceti Fenelon Castelo Branco foi totalmente reformado e requalificado para se adequar ao padrão Seduc. O...

Campeonato de Jerumenha estreia com vitória dominante do China sobre o Serraria por 4X0

O Campeonato de Futebol de Jerumenha teve seu pontapé inicial ontem, 13 de abril, com um confronto entre as...

Wellington Dias defende Bolsa Família para trabalhadores rurais com carteira assinada

A matéria tramita na Câmara dos Deputados e sofre pressão da bancada ruralista, que tenta acelerar a aprovação do...
spot_img

PL que regula atividade dos motoristas de aplicativos ganha mais tempo na Câmara

Os profissionais seguem acompanhando as discussões no Congresso, que agora terá o texto analisado por outras 3 comissões da...

Mais R$ 1,4 bilhão está ao alcance dos produtores rurais por meio do Plano Safra

O montante disponível para operações de crédito foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Advogado especialista...
spot_img

Posts Recomendados