Justiça piauiense conclui julgamento de 202 mil processos da 1ª instância e alcança meta do CNJ

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Judiciário piauiense chegou a marca de 202 mil processos julgados na primeira instância no último mês de setembro, alcançando a Meta 1 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao longo do ano, foram 197 mil processos distribuídos.

De janeiro a outubro, houve um aumento de 6,32% no número de processos distribuídos em relação ao mesmo período de 2022. No que diz respeito aos processos julgados, o aumento foi de 7,63% considerando o mesmo intervalo de meses.

Na avaliação do desembargador Olímpio Galvão, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), esses números alcançados revelam o empenho e a dedicação dos servidores e magistrados do Judiciário estadual. 

“Esta é mais que uma meta, é um desejo pessoal de cada um de nós, para mantermos o ritmo e a qualidade da prestação jurisdicional, aprimorando sempre a atuação do tribunal apesar dos inúmeros desafios que rodeiam o Judiciário”, destacou o corregedor-geral.

Além disso, o desembargador considera que outro fator que contribuiu para a celeridade na prestação jurisdicional no âmbito do 1º Grau são as ferramentas tecnológicas e plataformas de Inteligência Artificial desenvolvidas pela Corregedoria Geral da Justiça.

Deusa Themis na frente da nova sede do TJ-PI – Foto: Ricardo Morais

“De janeiro até aqui, nossa equipe responsável pelos projetos e desenvolvimento de ferramentas tem apresentado, incansavelmente, inúmeras tecnologias que auxiliam magistrados e servidores a melhorarem suas gestões ocasionando uma melhor prestação jurisdicional. O novo Judiciário é assim: tecnológico e rápido”, afirma o corregedor.

A secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro, pontua que tanto magistrados como servidores têm utilizado as plataformas e ferramentas nas suas rotinas de trabalho, alcançando melhores índices de produtividade: 

Recentemente, o TJ-PI lançou o sistema JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), desenvolvido por seu Laboratório de Inovação, OpalaLab. A ferramenta irá otimizar as rotinas e automatizar as tarefas, com a análise de grandes volumes de dados.

Dentre as principais tarefas executadas pela JuLIA, destaca-se a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.

Com informações do TJ-PI)

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Comissão da Alepi aprova que feriados no Piauí sejam remanejados para sexta-feira

Proposta prevê mudança de feriados que caem no meio da semana para a sexta-feira. A Comissão de Constituição e Justiça...

Governo bloqueia 900 mil beneficiários do Bolsa Família de acessar bets

Operadoras de apostas são obrigadas a consultar dados do Ministério do Desenvolvimento Social para cruzar dados. Cerca de 900 mil...

Pacto pela Economia é tema de reunião entre gestão de Jerumenha e membros do Governo do Estado

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta segunda-feira, 15 de dezembro, o prefeito de Jerumenha, Junior Nato,...

Ciro Nogueira participa das comemorações do aniversário de 87 anos de Paulistana; veja o que disse o prefeito

Durante as comemorações, parlamentar destaca investimentos de mais de R$ 5 milhões em saúde e infraestrutura esportiva no município O...
spot_img

Vacina contra o VSR já está disponível para gestantes nas Unidades Básicas de Saúde de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe reforça o chamado para que gestantes...

Rodrigo Martins prestigia Festa dos Vaqueiros no bairro Bacuri, tradição mantida pela Prefeitura de Bertolínia

O prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, participou neste domingo, 14 de dezembro, da tradicional Festa dos Vaqueiros do bairro...
spot_img

Posts Recomendados