Justiça piauiense conclui julgamento de 202 mil processos da 1ª instância e alcança meta do CNJ

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O Judiciário piauiense chegou a marca de 202 mil processos julgados na primeira instância no último mês de setembro, alcançando a Meta 1 estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ao longo do ano, foram 197 mil processos distribuídos.

De janeiro a outubro, houve um aumento de 6,32% no número de processos distribuídos em relação ao mesmo período de 2022. No que diz respeito aos processos julgados, o aumento foi de 7,63% considerando o mesmo intervalo de meses.

Na avaliação do desembargador Olímpio Galvão, corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI), esses números alcançados revelam o empenho e a dedicação dos servidores e magistrados do Judiciário estadual. 

“Esta é mais que uma meta, é um desejo pessoal de cada um de nós, para mantermos o ritmo e a qualidade da prestação jurisdicional, aprimorando sempre a atuação do tribunal apesar dos inúmeros desafios que rodeiam o Judiciário”, destacou o corregedor-geral.

Além disso, o desembargador considera que outro fator que contribuiu para a celeridade na prestação jurisdicional no âmbito do 1º Grau são as ferramentas tecnológicas e plataformas de Inteligência Artificial desenvolvidas pela Corregedoria Geral da Justiça.

Deusa Themis na frente da nova sede do TJ-PI – Foto: Ricardo Morais

“De janeiro até aqui, nossa equipe responsável pelos projetos e desenvolvimento de ferramentas tem apresentado, incansavelmente, inúmeras tecnologias que auxiliam magistrados e servidores a melhorarem suas gestões ocasionando uma melhor prestação jurisdicional. O novo Judiciário é assim: tecnológico e rápido”, afirma o corregedor.

A secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro, pontua que tanto magistrados como servidores têm utilizado as plataformas e ferramentas nas suas rotinas de trabalho, alcançando melhores índices de produtividade: 

Recentemente, o TJ-PI lançou o sistema JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), desenvolvido por seu Laboratório de Inovação, OpalaLab. A ferramenta irá otimizar as rotinas e automatizar as tarefas, com a análise de grandes volumes de dados.

Dentre as principais tarefas executadas pela JuLIA, destaca-se a intimação automática após julgamento no PJe; informar, via WhatsApp, aos responsáveis pelos processos em cada setor quais estão na iminência de serem baixados; análise das petições iniciais (valor da causa, bens do processo, análise de pensão); consulta pública processual e consulta de informações diversas (telefones, diário, história, biografia, balcão virtual, endereços) via WhatsApp.

Com informações do TJ-PI)

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...
spot_img

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Posts Recomendados