Lei do Pequi: Lula sanciona PL que beneficia comunidades do Piauí

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O projeto de lei nº 1970/2019, sancionado por Lula, proíbe a derrubada predatória de pequizeiros e incentiva a plantação de mudas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quarta-feira (8), a Lei nº 1970/2019 ou Lei do Pequi, que estabelece regras para o manejo sustentável, plantio, extração e comercialização do pequi e outros frutos do cerrado. A sanção visa fortalecer a proteção do bioma do cerrado, especialmente pelos estados do Centro-Oeste e Nordeste, como o Piauí, que tem grande potencial na produção do fruto.

A nova legislação visa proteger o cerrado, proibir a derrubada predatória de pequizeiros e incentivar a plantação de mudas. Além da proibição de destruição predatória dos pequizeiros, a lei sancionada por Lula visa fomentar o comércio sustentável de produtos do cerrado. Isso inclui a criação de selos de qualidade e procedência para os produtos extrativos, como o pequi, que podem ser comercializados em mercados nacionais e internacionais.

Jailson Soares/ODIA

Em publicação nas redes sociais, o presidente Lula destacou que a medida beneficia tanto a preservação ambiental quanto as comunidades que têm no pequi uma importante fonte de renda. “Não é um projeto bom apenas para quem gosta de comer pequi e preservar o meio ambiente, mas principalmente para quem tem esses frutos como uma fonte de renda e modo de vida”, disse o presidente.

O Piauí, estado onde o pequi tem grande importância na cultura local, é um dos maiores beneficiados pela legislação. O secretário do Meio Ambiente, Daniel Oliveira, destacou a importância do projeto para o estado. “A Lei do Pequi é uma iniciativa que protege o cerrado e cria novas oportunidades para as comunidades tradicionais que dependem do fruto para sua subsistência. No Piauí, essa política fortalece a agricultura familiar e impulsiona a conservação do nosso bioma”, afirmou o gestor.

Em 2021, o Brasil extraiu cerca de 74 mil toneladas de pequi, principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, destacou o impacto positivo da lei para a conservação do bioma. “Essa política protege não apenas o pequi, mas todo o cerrado, garantindo a preservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos que o bioma oferece”, disse.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados