Governo vai investir mais de R$ 7 bi em melhorias nessas áreas no Programa Periferia Viva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chorou por três vezes durante um evento no Palácio do Planalto para o lançamento do Programa Periferia Viva, que prevê a urbanização de favelas.
— No Brasil, tem gente que pode escolher a sua profissão. A pessoa escolhe ser jornalista, engenheiro, sociólogo, qualquer coisa. Mas tem outra parte da sociedade que fica com o que resta. Do mesmo jeito tem gente que escolhe onde morar, escolhe o bairro, a rua, e outros ficam com o que resta — disse o presidente, na primeira vez que se emocionou.
Lula lembrou, em seguida, que morou em uma casa sem banheiro até os 7 anos de idade em Pernambuco. Ao fim de sua fala, o presidente ainda afirmou:
— Vocês não serão mais invisíveis. Nós estaremos enxergando vocês.
O programa lançado por Lula foi batizado de Periferia Viva, que terá foco em quatro eixos: infraestrutura urbana; equipamentos sociais; fortalecimento social e comunitário; e Inovação, tecnologia e oportunidades. Serão mais de 30 políticas pactuadas entre ministérios, com a visão de um acréscimo de investimentos nas periferias.
A declaração ocorreu horas depois de ele defender o corte de gastos anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Por Sérgio Roxo — Brasília – O GLOBO