Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Lula concede indulto natalino a presos com HIV, câncer e gestantes

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Foram excluídos condenados pelo 8 de janeiro e abuso de autoridade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta segunda-feira (23) o indulto natalino de 2024. Na edição deste ano, publicada em edição extra do Diário Oficial, foram priorizadas pessoas condenadas que pertencem a grupos que estão em situação vulnerável, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou doenças graves, como apenados com HIV ou em estágio terminal.

O perdão da pena vai beneficiar gestantes com gravidez de alto risco e mães e avós condenadas por crimes sem grave ameaça ou violência que conseguirem comprovar que são essenciais para garantir o cuidado de crianças de até 12 anos. 

Ricardo Stuckert/Divulgação

O indulto também poderá ser concedido para detentos com transtorno do espectro autista severo e presos que são paraplégicos, tetraplégicos e cegos.

O decreto do presidente Lula não vale para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito (como os atos golpistas de 8 de janeiro), por crimes hediondos, tortura, terrorismo, racismo, lavagem de dinheiro, ocultação de bens, violência contra a mulher, crianças e adolescentes.

Integrantes de facções criminosas, pessoas condenadas por abuso de autoridade e que assinaram acordos de delação premiada também estão excluídas do indulto.

As regras do decreto foram elaboradas pelo Conselho Nacional de Política Criminal e validadas pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

De acordo com a Constituição, o presidente da República tem a atribuição de editar o indulto. As regras são revisadas todos os anos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Homem de 45 anos é a primeira morte por dengue em Teresina em 2025

Após internação na UTI da rede privada, o paciente não resistiu e faleceu no dia 2 de abril. A Fundação...

Decisão do STF garante que aposentados não devolvam valores obtidos com revisão do INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (10) que as pessoas que receberam quantias relacionadas ao cálculo da...

Criminosos fizeram cinco vítimas no Piauí com site falso de leilão de veículos

A investigação aponta que os criminosos usavam falsas centrais bancárias para enganar as vítimas. Um grupo criminoso que usava sites...

Caderneta de Saúde da Criança agora está disponível no aplicativo Meu SUS Digital

Ferramenta inédita permite que pais e responsáveis acompanhem vacinação e desenvolvimento das crianças diretamente pelo celular, com dados atualizados...
spot_img

Público do Cadastro Único ocupa quase 60% dos empregos gerados no Caged em fevereiro

Secretário Rafael Guerreiro Osorio ressalta importância do novo CadÚnico para monitoramento e implementação de políticas públicas mais eficazes O público...

PF apreende R$ 863 mil em endereço de líderes religiosos ligados ao prefeito de Sorocaba

Uso da obra como material de apoio na rede pública e privada de ensino foi aprovado em segundo turno,...
spot_img

Posts Recomendados