Em Teresina, o presidente também anunciou a construção da Fiocruz do Sertão.
“O Piauí está pronto para a revolução energética”, é o que avaliou o presidente Lula, nesta sexta-feira (21) durante discurso no encerramento da Caravana Federativa, em Teresina. Segundo Lula o estado tem projetos com grande potencial de mudança social e por isso ele trabalhará para materializar as propostas. Durante a Caravana Federativa, Lula destinou mais de R$ 50 bilhões em obras, projetos e serviços a serem implantados em todo o estado do Piauí.
Lula assinou a liberaçaõ de investimentos nas áreas portuárias e de transformação digital, além da cessão de terrenos da União para a construção do modelo intermodal de transporte, a construção da Fiocruz do Sertão em Teresina e um polo de Inovação do IFPI no estado.
Durante seu rápido discurso, Lula elogiou a ex-gestão de Wellington Dias e a atual gestão de Rafael Fonteles.
“Wellington, certamente não haverá na história desse país um governador tão comprometido com o social como ele. Esse governador [Rafael Fonteles] é do futuro. Ele não precisa mais fazer o esforço para tirar o povo da fome, construir cisternas. Ele agora tem que pensar em outras coisas. Ele me apresentou o projeto do porto, de navegação do rio Parnaíba porque quando foram demarcar o Piauí tiraram a água, as terras do Piauí”, disse o presidente.
Lula garantiu que o Governo Federal vai se comprometer em ajudar na realização do tão sonhado primeiro Porto do Piauí.
“Aqui tem uma energia diferenciada e por isso a gente vai ajudar… o governador me apresentou um projeto factível e não há como a gente não batalhar para que esse projeto seja viabilizado. Eu quero aqui dizer ao povo do Piauí e ao meu governador que esteja certo que nós vamos contribuir para você ter o seu porto e tornar o Parnaíba navegável para transportar a riqueza do estado. O Piauí tá pronto para isso e para a revolução da transição energética do mundo. Não vamos decepcionar o Piauí! Gratidão a gente não esquece e tenho gratidão ao povo do Piauí!”, disse Lula.
Ao encerrar o evento nesta sexta-feira Lula destinou recursos para a melhorias de gestão municipal e estadual, para aperfeiçoar serviços e implantar cotas de contratação para mulheres em situação de violência.