Mais de 2.400 estudantes piauienses são aprovados na 1ª fase da VI Olimpíada Brasileira de Educação Financeira

-

O número é maior do que a soma de todos os demais estados participantes da competição juntos.

Os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino foram destaque na 1ª fase da VI Olimpíada Brasileira de Educação Financeira (OBEF). Foram mais de 2.400 aprovados, nos três níveis da competição atendidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O número é maior do que a soma de todos os demais estados participantes da competição juntos.

Para o professor de Educação Financeira da Rede Pública Estadual, Danilo Lira, o resultado reflete o trabalho e engajamento aplicado pela Seduc no desenvolvimento da disciplina nas escolas, em seu primeiro ano de vigência.

“Esse sucesso de aprovação na primeira fase é fruto de uma preparação com material exclusivo e atualizado, específico para essa olimpíada, e que vai perdurar para as próximas fases da olimpíada, além de um forte engajamento de todo o time Seduc. Isso reflete a dedicação dos nossos alunos, que demonstraram acreditar no projeto. Sem dúvidas, o Piauí tem tudo para ser o estado mais educado financeiramente do país”, destacou Danilo Lira.

image.png

A Seduc instituiu a disciplina de Educação Financeira como parte da grade curricular no final do ano passado e as aulas foram efetivamente iniciadas no período letivo de 2024. Inicialmente, a matéria é aplicada apenas aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O planejamento, porém, prevê a expansão para mais séries, a partir de 2025.

“Todos os Estudantes Seduc da 1ª série do Ensino Médio estão tendo a oportunidade de estudar e conhecer mais sobre esse tema, tão relevante na vida de todos nós. Com isso, eles irão construir uma relação saudável com o dinheiro e tomar decisões financeiras mais informadas ao longo da vida”, avaliou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Sobre a OBEF

A OBEF é uma realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e tem por missão estimular e promover o estudo da Educação Financeira nas instituições de ensino de cada estado da Federação. O evento é voltado para escolas públicas e privadas de todos os estados do país.

A competição contempla cinco níveis, divididos de acordo com o recorte de série dos competidores.

– Nível 1: composto pelo 2º e 3º do Ensino Fundamental;

– Nível 2: composto pelo 4º e 5º do Ensino Fundamental;

– Nível 3: composto pelo 6º e 7º do Ensino Fundamental;

– Nível 4: composto pelo 8º e 9º do Ensino Fundamental; e

 – Nível 5: composto pelo Ensino Médio.

A OBEF 2024 está dividida em quatro fases. As duas primeiras são restritas a estudantes do mesmo estado, sendo a terceira uma etapa com caráter de seletiva estadual, com premiação própria.  A quarta e última fase reúne os medalhistas de seus respectivos estados e, assim como o estágio anterior, terá a distribuição de medalhas.

Ao término da disputa, os medalhistas nacionais da OBEF receberão um curso de Educação Financeira, aplicado pela UFPB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

Idosos votam primeiro: conheça outros eleitores com prioridade

Prioridade absoluta é de eleitores com mais de 80 anos e acompanhantes Neste domingo (4), os 158,7 mil eleitores que...

Presidente do TSE, Nunes Marques, diz que voto é livre e promete reprimir ameaças e assédio

Em pronunciamento na véspera do primeiro turno, o presidente do TSE orientou eleitores a cola de papel e afirmou...

Pesquisa Datafolha no Piauí aponta Rafael Fonteles com 67% e Joel Rodrigues com 28%

Pesquisa divulgada neste sábado (3) é a última antes do 1º turno, neste domingo, e foi encomendada pela TV...

Pesquisa Quaest no Maranhão 1º turno: Eduardo Braide com 52% e Orleans Brandão 35%

Pesquisa divulgada neste sábado (3) é a última antes do 1º turno, neste domingo, e foi encomendada pela TV...

Último Datafolha antes da eleição mostra Lula com 45% e Flávio com 42%

Lula e Flávio seguem empatados tecnicamente na liderança Pesquisa Datafolha para a Presidência da República divulgada neste sábado, 3, véspera...

Joel Rodrigues é abraçado pelo povo durante caminhada: “Chegou a nossa vez”

O candidato a governador Joel Rodrigues (PP) cumpriu agenda no final da tarde desta sexta-feira (02) na região da...

Crianças mais novas transmitem Covid mais facilmente do que adolescentes

A conclusão é de um novo estudo científico, publicado...

Instalação de hidrômetro em poços no Piauí não implica nova taxa, diz secretário

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos...

Você também pode gostar
Recomendado para você