Mais de 4 mil pacientes aguardam por cirurgia no HGV em Teresina; direção anuncia mutirões

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Atualmente, cerca de 4.500 pacientes estão aguardando por cirurgias de diversas especialidades no Hospital Getúlio Vargas.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Osvaldo Mendes, houve uma redução significativa na realização dos procedimentos por conta da pandemia de Covid-19.  

“A fila de espera de cirurgia gira em torno 4.500 pessoas aguardando cirurgias de todas [as especialidades] e ortopedia é a maior demanda. No período do Covid a gente diminuiu muito por conta do lockdown, tivemos que diminuir o número de atendimentos”, explica o diretor.

Mais de 4 mil pacientes aguardam por cirurgia no HGV em Teresina

Osvaldo Mendes acrescenta que a média atual é de 1200 a 1400 cirurgias por mês, mas que o hospital está programando mutirões para tentar suprir a alta demanda e diminuir a fila de espera.

“Cirurgia nós fazemos uma média de 1200 a 1400 cirurgias por mês, também de todas as especialidades e dessas a maioria são cirurgias ortopédicas por conta dos acidentes de trânsito. Depois que cessou [a Covid], a gente está programando mutirões já. Essa final de semana vamos fazer de otorrino, de oftalmologia, de ortopedia é todo dia praticamente e os mutirões vão se intensificar”, destaca.

Além disso, muitos pacientes reclamam da demora no agendamento de consultas eletivas. Entretanto, o diretor do HGV esclarece que a marcação das consultas é feita através do sistema da Prefeitura de Teresina, sem interferência do hospital.   

“Na marcação de consulta não tem a participação direta do GHV, o sistema é com a Prefeitura. Então a Prefeitura que organiza esse sistema de marcação para todos os hospitais. Essas consultas são agendadas e são marcadas através do sistema de regulação da Prefeitura”, informa.

Ele destaca ainda que a média mensal de consultas eletivas é de 10 a 12 mil em 28 especialidades diferentes e que apesar de cada médico atender 16 pacientes por dia, o hospital não consegue conter a alta demanda.

“As consultas eletivas a gente atende uma média de 10 a 12 mil consultas de 28 especialidades diferentes. As consultas de oftalmologia e de ortopedia são disparadas as que mais nós temos. Cada médico tem que atender 16 pacientes e isso não atende à demanda porque tem as primeiras consultas, tem os retornos, às vezes tem o paciente que tem uma situação mais emergencial e o médico acaba atendendo também e realmente é uma demanda muito grande”, pontua o diretor do HGV.

Para tentar tornar o sistema de marcação de consultas mais eficiente, Osvaldo Mendes informou que a Prefeitura prepara um aplicativo destinado para essa regulação.

“Agora eles estão fazendo um aplicativo que vai tentar melhorar o sistema de marcação, facilitar para as pessoas, para que seja mais ágil”, finaliza.

Rebeca Lima
[email protected] 

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Papa Francisco recebe ex-presidente Dilma Rousseff no Vaticano; veja o vídeo!

Pontífice trocou presentes com atual chefe do Banco do Brics em reunião privada O Papa Francisco se reuniu neste sábado...

Justiça restabelece norma do CFM que impede aborto após 22 semanas em casos de estupro

Norma proíbe médicos de realizarem assistolia fetal, método utilizado na fase avançada da gestação O Tribunal Regional Federal da 4ª...

Piauí tem alerta para chuva intensa em 108 município; Inmet aponta volume de até 100 mm

De acordo com o instituto, até o dia 29 de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar...

Agricultores familiares do Nordeste começam a receber microcrédito do programa Acredita

Ministro Wellington Dias participou, em Teresina (PI), de evento que celebrou a liberação de recursos do Banco do Nordeste OBanco...
spot_img

Arthur Lira defende proposta para limitar ações no Supremo Tribunal Federal

Mudança exigiria aprovação de uma emenda constitucional no Congresso O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer “subir...

Brasileira Bia Ferreira derrota argentina e é campeã mundial no boxe profissional

Brasileira derrotou a argentina Yanina Lescano, em Liverpool Após ser bicampeã mundial no boxe olímpico, chegou a hora de Bia...
spot_img

Posts Recomendados