Pelo menos 80 lojas foram fechadas por vender celulares roubados na capital. Delegado apresenta balanço da Operação Interditados.
Mais de 64 empresários que revendiam celulares roubados foram presos em Teresina desde o início da Operação Interditados, da Secretaria Estadual de Segurança. A informação foi repassada pelo delegado Matheus Zanatta, chefe da Superintendência de Operações Integradas (SOI), da SSP.
Em entrevista, o delegado apresentou um balanço das ações da operação, que está completando um ano.
De acordo com Matheus Zanatta, as ações da Operação Interditados resultaram, até o final de 2023 numa redução de 31% nos roubos de aparelhos celulares no Piauí e de 40% em Teresina. Só no primeiro trimestre de 2024, os roubos e furtos de celulares reduziram mais de 40% no Piauí e cerca de 50% em Teresina.
A maior parte das ações se concentrou no Centro de Teresina, em especial na Praça da Bandeira e no Shopping da Cidade, onde a polícia identificou lojas operando como fachada para a venda ilegal de celulares frutos de roubo ou de furto. Segundo o delegado Zanatta, é uma cadeia que se inicia no assaltante que aborda uma pessoa no meio da rua, em paradas de ônibus ou até mesmo em arrastões e assaltos dentro de residências.
“Esses aparelhos são subtraídos de forma violenta de seus proprietários, reiniciados, zerados e repassados a esses receptadores que se travestem de empresários para revender esses produtos ilegais. A nossa ação mira nessa cadeia inteira, desde o indivíduo que rouba até aquela pessoa que compra esse aparelho sabendo que ele é roubado de alguém e, de alguma forma, contribui para alimentar esse comércio ilegal”, afirma o delegado.
A Operação Interditados é uma ação da Secretaria de Segurança Pública coordenada pela Superintendência de Operações Integradas e que movimenta efetivos tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil. As forças de segurança atuam, ainda, em conjunto com o Poder Judiciário e o Ministério Público Estadual.
As informações são do Portal O Dia