Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

MDS e ABMES firmam parceria para impulsionar jovens do CadÚnico ao empreendedorismo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Vamos trabalhar em conjunto para garantir a inclusão socioeconômica desse público, oferecendo preparação para o empreendedorismo, crédito, assistência técnica e apoio integral”, disse o Wellington Dias.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) firmaram, nesta terça-feira (9.04), um Protocolo de Intenções para promover a inclusão socioeconômica de jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) por meio da educação empreendedora. A iniciativa visa oferecer cursos gratuitos com foco em habilidades empreendedoras, preparando os jovens para o mercado de trabalho e para a criação de seus próprios negócios.

Na parceria, a ABMES, que representa cerca de 600 instituições com 5,3 mil polos em todo o Brasil, coloca à disposição sua capilaridade e expertise para o desenvolvimento e difusão do material de educação empreendedora. O curso digital, com lições voltadas para uma vida empreendedora, foi elaborado em conjunto com a UNESCO e será disponibilizado gratuitamente em uma plataforma acessível às universidades.

O ministro Wellington Dias celebrou a parceria, destacando a ABMES como o parceiro ideal para conectar o ensino superior às necessidades dos jovens do CadÚnico. “Vamos trabalhar em conjunto para garantir a inclusão socioeconômica desse público, oferecendo preparação para o empreendedorismo, crédito, assistência técnica e apoio integral”, anunciou o ministro.

O diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, reforçou o compromisso da associação com a transformação social. “As 5,3 mil unidades e polos da ABMES se unem a esse esforço para impulsionar a inclusão e o desenvolvimento dos jovens do CadÚnico. Serão os futuros universitários que levarão a transformação do nosso país”, afirmou Niskier.

Durante a reunião de assinatura, a oficial de Projetos do Setor de Educação da UNESCO Brasil, Lorena Carvalho, apresentou o material didático elaborado em parceria com o Instituto Êxito. “O material, com foco em empreendedorismo com equidade, desenvolvimento social e local, será transformado em um curso EAD gratuito na plataforma da UnB, acessível a todas as universidades que desejam implementá-lo”, explicou Lorena.

O vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Deputados e presidente da Frente Ampla da Educação, o deputado federal (PP/PI) Átila Filho salientou o papel fundamental das instituições de ensino na promoção da responsabilidade social. “As universidades, além de formar, têm a responsabilidade de gerar mudança social. Essa iniciativa qualificará os jovens do CadÚnico para que participem ativamente da economia brasileira”, destacou.

A reunião contou também com a presença de representantes de instituições educacionais do Rio de Janeiro, Brasília, Piauí, Minas Gerais e São Paulo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa Quaest: aprovação de Lula sobe a 46%, puxada por idosos, Nordeste e Bolsa Família

Mesmo com a melhora, desaprovação, de 51%, ainda é superior; segundo Felipe Nunes, CEO da empresa, crescimento da aprovação...

Governo Lula tem 51% de desaprovação e 46% de aprovação, aponta Quaest

Margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança do estudo é de 95%. A nova...

Aldenice Veloso conquista ouro e Elma Vogado prata, levando Guadalupe ao pódio no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe teve destaque no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2025, com duas representantes...

Projeto de Lei “ECA Digital” quer redefinir regras para crianças nas redes sociais

O Projeto de Lei 2.628/2022, conhecido como “ECA Digital”, entrou na pauta da Câmara dos Deputados nesta semana. A...
spot_img

TCE-PI aciona gestores por omissão em prestação de contas; estão na lista o prefeito de Bertolínia e o presidente da Câmara de Floriano

Prefeitos e presidentes de câmaras de diferentes municípios simplesmente deixaram de enviar documentos básicos referentes aos meses de janeiro...

Ciro Nogueira afirma que superfederação União-Progressistas irá desembarcar do governo Lula

“Só 5% querem ficar”, dispara Ciro sobre apoio ao governo; líder do PP mira rompimento com o Planalto Em coletiva...
spot_img

Posts Recomendados