Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

MDS e ABMES firmam parceria para impulsionar jovens do CadÚnico ao empreendedorismo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Vamos trabalhar em conjunto para garantir a inclusão socioeconômica desse público, oferecendo preparação para o empreendedorismo, crédito, assistência técnica e apoio integral”, disse o Wellington Dias.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) firmaram, nesta terça-feira (9.04), um Protocolo de Intenções para promover a inclusão socioeconômica de jovens inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) por meio da educação empreendedora. A iniciativa visa oferecer cursos gratuitos com foco em habilidades empreendedoras, preparando os jovens para o mercado de trabalho e para a criação de seus próprios negócios.

Na parceria, a ABMES, que representa cerca de 600 instituições com 5,3 mil polos em todo o Brasil, coloca à disposição sua capilaridade e expertise para o desenvolvimento e difusão do material de educação empreendedora. O curso digital, com lições voltadas para uma vida empreendedora, foi elaborado em conjunto com a UNESCO e será disponibilizado gratuitamente em uma plataforma acessível às universidades.

O ministro Wellington Dias celebrou a parceria, destacando a ABMES como o parceiro ideal para conectar o ensino superior às necessidades dos jovens do CadÚnico. “Vamos trabalhar em conjunto para garantir a inclusão socioeconômica desse público, oferecendo preparação para o empreendedorismo, crédito, assistência técnica e apoio integral”, anunciou o ministro.

O diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, reforçou o compromisso da associação com a transformação social. “As 5,3 mil unidades e polos da ABMES se unem a esse esforço para impulsionar a inclusão e o desenvolvimento dos jovens do CadÚnico. Serão os futuros universitários que levarão a transformação do nosso país”, afirmou Niskier.

Durante a reunião de assinatura, a oficial de Projetos do Setor de Educação da UNESCO Brasil, Lorena Carvalho, apresentou o material didático elaborado em parceria com o Instituto Êxito. “O material, com foco em empreendedorismo com equidade, desenvolvimento social e local, será transformado em um curso EAD gratuito na plataforma da UnB, acessível a todas as universidades que desejam implementá-lo”, explicou Lorena.

O vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara de Deputados e presidente da Frente Ampla da Educação, o deputado federal (PP/PI) Átila Filho salientou o papel fundamental das instituições de ensino na promoção da responsabilidade social. “As universidades, além de formar, têm a responsabilidade de gerar mudança social. Essa iniciativa qualificará os jovens do CadÚnico para que participem ativamente da economia brasileira”, destacou.

A reunião contou também com a presença de representantes de instituições educacionais do Rio de Janeiro, Brasília, Piauí, Minas Gerais e São Paulo.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Oposição na Câmara pede ao STF que obrigue a instalação da CPI do INSS

Na prática, o mandado de segurança força o STF a se posicionar sobre a CPI no momento em que...

Além de subir imposto, governo Lula vai cortar R$ 31 bilhões em gastos

Mais detalhes sobre as mudanças no IOF serão informados posteriormente pelo governo. Os ministérios da Fazenda e do Planejamento e...

Ministro Flávio Dino do STF diz ter recebido mensagem com ameaças e ofensas

Texto foi enviado por meio da ouvidoria do tribunal O ministro Flávio Dino (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), relatou...

MDS informa que ameaça de bomba foi controlada pela PMDF

Pasta reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários O...
spot_img

Júlio César mostra força em jantar para mais de 150 prefeitos durante marcha em Brasília

Na oportunidade, o parlamentar destacou a participação dos aliados na 26ª Marcha em Defesa dos Municípios e a força...

Sem atendimento, oito bebês morrem com cardiopatia congênita no Piauí; Defensoria Federal ajuíza ações

No Piauí, oito bebês com cardiopatia congênita morreram em cerca de um ano, devido à falta de assistência médica...
spot_img

Posts Recomendados