Meteoro explode sobre o Piauí e pode ter deixado meteoritos em solo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Muitos dos que relataram o ocorrido, através das redes sociais e em grupos de mensagens, informaram ter visto um clarão no céu, seguido por um forte barulho de explosão.

A passagem de um grande meteoro chamou a atenção de moradores de vários estados do Nordeste no início da noite deste sábado (28).

Muitos dos que relataram o ocorrido, através das redes sociais e em grupos de mensagens, informaram ter visto um clarão no céu, seguido por um forte barulho de explosão em algumas cidades. Alguns relataram também ter visto a noite se transformar em dia por alguns segundos.

O meteoro foi registrado por 8 câmeras do Clima ao Vivo no Piauí, Pernambuco, Paraíba, Bahia e no Ceará. Confira as imagens:

A partir dos vídeos do Clima ao Vivo e dos relatos enviados através do formulário bramon.imo.net, a BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros analisou o fenômeno e concluiu que tratava-se de um bólido, ou seja, um meteoro muito luminoso que termina de forma explosiva.

Ele ocorre quando um fragmento de rocha espacial, também chamado de meteoroide, atinge a atmosfera da Terra em alta velocidade, causando o aquecimento dos gases atmosféricos, o que gera o fenômeno luminoso. Dependendo do tamanho do meteoroide e de outros fatores físicos, além de brilhar intensamente, ele pode atingir as camadas mais baixas e densas da atmosfera, onde a resistência do ar acaba provocando a fragmentação da rocha e gerando uma onda de choque, que pode ser sentida em solo como um barulho de explosão.

TRAJETÓRIA

A partir das análises das imagens captadas pelo Clima ao Vivo, a BRAMON calculou a trajetória do meteoroide através da atmosfera. Segundo os cálculos, o meteoroide atingiu a atmosfera da Terra em um ângulo de 35,3°, em relação ao solo, e começou a brilhar a 67,3 km de altitude sobre a Zona Rural de Pimenteiras, no Piauí. Seguiu a 60,2 mil km/h, percorrendo 74,7 km em 4,5 segundos, e desapareceu a 24,1 km de altitude, sobre o município de Lagoa do Sítio, também no Piauí.

A partir das análises das imagens captadas pelo Clima ao Vivo, a BRAMON calculou a trajetória do meteoroide através da atmosfera – Foto: Reprodução/Bramon

METEORITOS EM SOLO

Segundo as análises preliminares feitas pela BRAMON, é possível que parte do meteoroide não tenha sido completamente consumido durante a passagem atmosférica. Nesse caso, existe a possibilidade que fragmentos de meteoritos tenham chegado ao solo na região próxima à Valença do Piauí. A BRAMON está trabalhando nos cálculos da massa do meteoroide e na determinação da área de dispersão dos possíveis meteoritos.

As informações são do site Bramon

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados