Ministério da Justiça e Segurança Pública determina suspensão da venda de cigarros eletrônicos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Empresas que continuarem com a venda do famoso “Pod” vão pagar multa de 5 mil reais por dia.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou a suspensão da venda de cigarros eletrônicos em 32 empresas de todo o Brasil no dia 1º de setembro. A medida imposta pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) para a venda irregular é de multa diária no valor de 5 mil reais. 

Em 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) editou uma norma (RDC nº 46) que proibiu a comercialização, a importação e a propaganda de quaisquer dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), especialmente se forem vendidos como alternativa ao tabagismo. 

De acordo com a Senacon, a atuação foi preventiva, uma vez que informações conclusivas sobre o impacto dos cigarros eletrônicos ainda eram escassas. Além disso, a oferta e a demanda de cigarros eletrônicos no mercado nacional eram menores. A gerente geral de Registro e Fiscalização de Produtos Fumígenos

Derivados ou não de Tabaco da Anvisa, Stefania Piras, complementa que, em 2009, esses produtos eram muito novos, e por isso os riscos que ofereciam à saúde não eram conhecidos.

Em julho deste ano, a resolução passou por revisão. Um relatório de avaliação de impacto regulatório foi elaborado, com base em evidências científicas, pareceres com meta-análises, revisões sistemáticas e referências internacionais.

“Então com esse relatório, foi avaliado todo o estado da arte até julho de 2022, e foi verificado que esses dispositivos não trazem nenhum benefício, pelo contrário eles trazem malefícios à saúde podendo causar vários agravos e além disso eles podem causar a iniciação ao tabagismo”, completa Stefania. A gerente geral destaca que não há embasamento científico que mostre que os DEFs sejam adequados para o tratamento antitabagismo.

Segundo a Senacon, a situação atual é grave, com o aumento significativo do consumo dos produtos por jovens. Mesmo sendo ilegais, os DEFs são comercializados livremente, por diferentes tipos de empreendimentos, como lojas, tabacarias e páginas na internet. 

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), revelou que um em cada 5 brasileiros faz o uso do cigarro eletrônico, também conhecido como “Pod”. A estudante universitária Samira Asad tem 20 anos, e diz que a praticidade e o cheiro tornam o dispositivo atraente para o consumo. 

“Eu acho bem mais prático que fumar outras coisas, por exemplo, o pod você só coloca pra carregar, ele tem uma essência, você o coloca no bolso e leva para todo canto, ele não tem um cheiro desagradável e tem um gosto bom”, completa a estudante.

Riscos para a saúde
Os cigarros eletrônicos são dispositivos usados para a produção de vapor, que simulam um cigarro convencional. Geralmente funcionam com bateria, o que ajuda a esquentar o líquido colocado dentro dele. Esse líquido normalmente contém nicotina, aromatizante e outros produtos químicos. 

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de cigarros eletrônicos com nicotina aumenta o risco de uma série de danos à saúde, como: envenenamento, convulsões, dependência, traumas e queimaduras (causadas por explosões) e doenças respiratórias, incluindo a síndrome respiratória aguda grave (Evali).

Com informações do Brasil 61

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeita Neidinha Lima e secretária Elieide Barbosa entregam premiações das competições alusivas ao Dia do Trabalhador

Ciclismo, corridas de velocidade e resistência, canoagem e torneio de vôlei foram realizados. A Prefeitura de Guadalupe realizou mais um...

Gestão do prefeito Antônio Reis inaugura pavimentação da Rua Nauzica Borges no Irapuã II

Antônio Reis enfatizou durante o ato que a mobilidade urbana traz benefícios diversos à população, que pode transitar...

Prefeitura de Guadalupe celebra Dia do Trabalhador com várias modalidades esportivas no Balneário Belém Brasília

A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esportes, promoveu uma série de atividades esportivas em comemoração ao...

Piauí envia 10 bombeiros para socorrer vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho. O Governo do Piauí encaminhou ajuda...
spot_img

Rafael Fonteles projeta para Fábio Novo “a maior votação da história de Teresina”

A apresentação do plano de governo do pré-candidato a prefeito Fábio Novo reuniu mais de 20 mil pessoas no...

Papa Francisco pede oração pela população do Rio Grande do Sul

O portal do Vaticano também compartilhou depoimento de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Durante a oração do Regina...
spot_img

Posts Recomendados