Ministério Público do Piauí investiga suspeita de fraude em leilão do DETRAN

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Denúncia anônima aponta que veículos foram arrematados por valores irrisórios por “empresas de fachada”. Detran nega acusações.

Uma denúncia anônima levou o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) a instaurar um inquérito civil para investigar possíveis irregularidades no leilão de veículos promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (DETRAN/PI). A investigação, publicada em portaria na terça-feira (16), é conduzida pelo promotor Flávio Teixeira de Abreu Júnior, da 35ª Promotoria de Justiça de Teresina.

Ministério Público do Piauí investiga suspeita de fraude em leilão do DETRAN

As acusações são graves e indicam que empresas consideradas de fachada teriam sido credenciadas de forma irregular para participar do certame. O denunciante alega que essas empresas não possuíam o cadastro adequado para a compra dos tipos de veículos arrematados e, além disso, não pagavam os impostos devidos. O documento aponta ainda que a suposta fraude permitiu que diversos veículos fossem arrematados por valores irrisórios, alguns chegando a R$ 50. Segundo o denunciante, essa situação teria ocorrido porque apenas um grupo de empresas previamente selecionadas foi autorizado a dar lances, bloqueando a participação de outros interessados.

A decisão de abrir o inquérito veio após o Detran-PI não responder a dois ofícios enviados pelo MPPI, que solicitavam a documentação referente ao 9º Leilão de veículos de sucatas e ao edital público 09/2024. A falta de resposta nos prazos estabelecidos motivou a formalização da investigação.

Detran nega acusações e se compromete a cooperar

o Detran do Piauí se manifestou negando as denúncias e informou que as acusações anônimas “não condizem com a realidade dos fatos”. O órgão explicou que, para participar dos leilões de sucatas, as empresas são obrigadas a realizar um credenciamento prévio junto ao Detran-PI para só então terem acesso à plataforma da VIP Leilões e poderem dar lances.

O Detran-PI afirmou que está providenciando toda a documentação solicitada pelo Ministério Público para “comprovar que as empresas participantes do leilão de 2024 estavam devidamente credenciadas”.

A nota ainda ressalta que o edital dos leilões prevê a obrigatoriedade do credenciamento. Caso tenha ocorrido algum erro da plataforma VIP Leilões em permitir a participação de uma empresa não cadastrada, o DETRAN afirma que a empresa já foi notificada e que tomará as providências cabíveis.

Confira à nota na íntegra

Nota à imprensa

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informa que o inquérito civil instaurado pelo Ministério Público teve origem em denúncias anônimas que não condizem com a realidade dos fatos.

Para participar dos leilões de sucatas servíveis e inservíveis, é obrigatório que as empresas realizem previamente seu credenciamento junto ao Detran. Somente após essa etapa é possível acessar a plataforma da VIP Leilões e efetivar a participação.

O Detran esclarece ainda que está providenciando toda a documentação solicitada pelo Ministério Público, a fim de comprovar que as empresas participantes do leilão de 2024 estavam devidamente credenciadas junto ao órgão.

Ressaltamos que o edital dos leilões já prevê expressamente a obrigatoriedade de credenciamento prévio. Caso tenha ocorrido erro da VIP Leilões em permitir a participação de empresa não cadastrada no Detran, em desacordo com o edital, a plataforma já foi notificada anteriormente, será notificada novamente e as devidas providências serão tomadas em face da empresa VIP e do leiloeiro responsável.

Assim, somente empresas credenciadas junto ao Detran estão autorizadas a participar e a efetivar arrematações nos leilões de sucata servíveis e inservíveis promovidos pelo órgão.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Fim de semana com previsão de chuva no Piauí; veja onde a chuva será mais intensa

A recomendação é que a população acompanhe as atualizações diárias da previsão do tempo, especialmente em regiões onde o...

Planalto informa que exame de Lula após cirurgia de catarata apresenta evolução satisfatória

Presidente fez uma cirurgia de catarata na última sexta-feira (30), e voltará às atividades habituais na segunda-feira (2), após...

Washington Bandeira diz desconhecer articulação para o Senado

O pré-candidato a vice-governador do Piauí, Washington Bandeira, afirmou que não tem conhecimento de articulações para uma eventual candidatura...

PSD tenta se destacar como alternativa de direita, enquanto Flávio segue na frente

Levantamento mais recente da Quaest aponta que eleitorado da direita não bolsonarista apoia majoritariamente o candidato indicado por Bolsonaro. Com...
spot_img

Cruzetão FC conquista o título do 30º Torneio de Futsal de Férias em Guadalupe; premiação é entregue aos destaques da competição

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O Cruzetão FC sagrou-se campeão do 30º Torneio de Futsal de Férias –...

Justiça condena lojista a 5 anos de reclusão por maus-tratos a cães

Homem confinava os cachorros em subsolo de loja em São Paulo O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) condenou...
spot_img

Posts Recomendados