Ministério Público quer que Regina Sousa siga outros estados e reduza o ICMS do Piauí para 17%

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Segundo recomendação do MPPI, o órgão considera lei sancionada em 23 de junho, pelo Governo Federal, que considera combustível como bem indispensável.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) expediu recomendação para que o Governo do Piauí faça a redução da alíquota de ICMS para o máximo de 17%, incidente sobre os bens tornados essenciais, ato que está sendo realizado por diversos estados após lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Regina Sousa

Segundo a recomendação do MPPI, assinada pelo promotor de Justiça Chico de Jesus nesta segunda-feira (04/07), o órgão considera a lei complementar nº 194, sancionada em 23 de junho, que passou a classificar os combustíveis, o gás natural, a energia elétrica, as comunicações e o transporte coletivo como bens e serviços essenciais e indispensáveis, portanto, não podem sofrer incidência do ICMS em patamar superior à alíquota de 17%. No Piauí, o valor é de 31%.

Ministério Público do Piauí

Além disso, o promotor deu um prazo de cinco dias, para que a Governador Regina Sousa encaminhe à 42ª Promotoria de Justiça de Teresina as providências tomadas. Segundo o documento, a não observância desta recomendação implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis. Clique aqui e veja o documento.

Nesta segunda-feira (04/07), o Governo do Piauí, através da Secretaria de Fazenda (Sefaz), anunciou que fez uma readequação na base cálculo do ICMS. O movimento, no entanto, não se trata de uma redução do ICMS, mas sim na base de cálculo do imposto.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Novo valor vale a partir de janeiro a ser pago no salário de fevereiro. O Índice Nacional de Preços ao...

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...
spot_img

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...
spot_img

Posts Recomendados