Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Ministro da Saúde oficializa o fim da emergência sanitária no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Nesta sexta-feira (22), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou um decreto para encerrar o estado de emergência de saúde pública no interesse nacional da pandemia de covid19. Essa condição reconheceu a gravidade da pandemia e sustentou as políticas e medidas das autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. Esta norma está prevista para ser publicada hoje em edição especial do Diário Oficial.

Marcelo Queiroga

O fim da emergência de saúde pública terá um período de transição de 30 dias, para adequação federal, estadual e municipal, ou seja, a ordem entrará em vigor em 22 de maio.

Em entrevista coletiva, o ministro e os secretários da categoria confirmaram que essa mudança não afetará as diversas atividades e a contribuição de recursos para a vigilância sanitária.

“Mesmo que tenhamos casos de covid-19, porque o vírus vai continuar circulando, se houver necessidade de atendimento na atenção primária e leitos de UTI, temos condição de atender”, afirmou.

Quanto à manutenção do estado de pandemia da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ministro acrescentou que o despacho está relacionado com o encerramento de uma emergência de saúde pública de interesse nacional, não se refere a uma pandemia ou epidemia.

O impacto do fim do estado de emergência serão medidas restritivas e preventivas, como uso obrigatório de máscaras, por estados e municípios.

“O que muda é a questão de se restringir as liberdades individuais de acordo com as vontades de um gestor municipal. Não faz mais sentido este tipo de medida. A minha expectativa é que se acabe essas exigências”, disse.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Primeira-dama de Guadalupe integra fórum estadual voltado à promoção da primeira infância

Por Gleison Fernandes. Evento realizado em Teresina reuniu primeiras-damas, prefeitas e lideranças em prol do desenvolvimento integral das crianças piauienses. A...

Violência contra população LGBT cresceu mais de 1.000% na última década

Registros apontam homossexuais, bissexuais e trans atendidos nos hospitais por agressões, mas não são necessariamente casos de LGBTFobia, alerta...

CCJ da Assembleia do Piauí aprova R$ 11 bilhões em empréstimos do Governo

Propostas incluem investimentos em gestão, transformação digital e renegociação de dívidas; emendas para obras hídricas foram rejeitadas. A Comissão de...

Morre Pepe Mujica, o ex-presidente do Uruguai que virou referência na esquerda latino-americana

Uma das figuras mais populares de seu país, ele lutava contra um câncer no esôfago e no fígado e...
spot_img

Piauí lidera crescimento em assassinatos de mulheres negras na última década

Entre 2013 e 2023, o crescimento foi de 58,6%, enquanto a média nacional apontou uma queda de 20,4%. O Piauí...

Sine oferta mais de 200 vagas de emprego em seis cidades do Piauí; Teresina e Floriano estão na lista

Parnaíba, Picos, Piripiri e São João do Piauí estão entre os municípios contemplados. POR LEÔNIDAS AMORIM - COLUNISTA DO PCL O...
spot_img

Posts Recomendados