MS alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ano de 2024 fechou com 6,6 milhões de casos de pessoas com dengue; 6 mil mortes. Ministério da Saúde já trabalha com um possível agravamento desse quadro nos primeiros meses de 2025.

No Brasil, o Ministério da Saúde fez um alerta a prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya.

Agentes saem em grupo para encontrar possíveis focos do mosquito. A aposentada Maria Alice Godoy liberou a casa. Depois de pegar dengue três vezes, ela sabe a importância da fiscalização.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Divulgação)

“Se eu não cuido aqui, fatalmente eu estou comprometendo a minha vizinhança. Eu acho que o papel da gente aqui é fazer isso com todos. É um auxiliar o outro”, diz.
A fiscalização é de porta em porta. Um cuidado necessário. O ano de 2024 fechou com 6,6 milhões de casos de pessoas com dengue e 6 mil mortes. E o Ministério da Saúde já trabalha com um possível agravamento desse quadro nos primeiros meses de 2025. A projeção é mais preocupante para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O ministério alerta ainda para o aumento da circulação no país inteiro da variante, o sorotipo 3 da dengue. Os sorotipos mais comuns são o 1, seguido do 2. A circulação do tipo 3 pode elevar os casos, já que boa parte da população não possui essa imunidade.

Ministério da Saúde alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Ministério da Saúde alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Estados e municípios devem ficar atentos. Os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente. Óbitos suspeitos, investigados com prioridade. Horários de atendimento em postos e hospitais, ampliados. E priorizada a capacitação profissional e a vacinação de crianças e adolescentes.

“Cabe aos estados e municípios, principalmente, fazer essa vacinação, chamar, fazer ações mais focalizadas, onde estão tendo mais casos, para chamar essas crianças e adolescentes para vacinação”, afirma Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

O infectologista Antônio Bandeira diz que a prioridade agora deve ser mesmo evitar os focos:

“É colocar os municípios para trabalharem a sua casa. Então, assim, os municípios têm que vasculhar as casas, tem que ver onde tem casos de crescimento de Aedes aegypti, limpar o lixo, colocar aqueles larvicidas para matar as larvas do Aedes aegypti. Então, isso é fundamental, esse trabalho”, afirma Antônio Bandeira , consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Semarh emite alerta de chuvas intensas para 189 municípios do Piauí

De acordo com o comunicado, são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, ou um acumulado de...

Nova regra deve alterar DDDs de telefones fixos no Piauí a partir de fevereiro

Anatel amplia áreas locais da telefonia fixa e elimina cobrança de longa distância entre municípios do mesmo código; número...

Desemprego no Brasil cai para 5,1% no fim de 2025, menor nível desde 2012

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,1% no trimestre encerrado em dezembro de 2025, o menor índice...

Cachorro é adotado por nova família após ser vítima de maus-tratos

A cena de violência contra o cachorro deixou Francisco profundamente abalado, e ele se ofereceu para adotá-lo. Um cachorro vítima...
spot_img

Rafael Fonteles oficializa a cessão de Chico Lucas para Secretaria Nacional de Segurança

A medida foi necessária porque o gestor é procurador do Estado, vinculado à Procuradoria-Geral do Estado (PGE). O governador Rafael Fonteles autorizou...

Ministério da Educação publica portaria que aumenta piso salarial de professores

Nova portaria define reajuste do piso nacional do magistério e estabelece valor mínimo para a remuneração de professores da...
spot_img

Posts Recomendados