MS alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya

-

O ano de 2024 fechou com 6,6 milhões de casos de pessoas com dengue; 6 mil mortes. Ministério da Saúde já trabalha com um possível agravamento desse quadro nos primeiros meses de 2025.

No Brasil, o Ministério da Saúde fez um alerta a prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya.

Agentes saem em grupo para encontrar possíveis focos do mosquito. A aposentada Maria Alice Godoy liberou a casa. Depois de pegar dengue três vezes, ela sabe a importância da fiscalização.

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya (Foto: Divulgação)

“Se eu não cuido aqui, fatalmente eu estou comprometendo a minha vizinhança. Eu acho que o papel da gente aqui é fazer isso com todos. É um auxiliar o outro”, diz.
A fiscalização é de porta em porta. Um cuidado necessário. O ano de 2024 fechou com 6,6 milhões de casos de pessoas com dengue e 6 mil mortes. E o Ministério da Saúde já trabalha com um possível agravamento desse quadro nos primeiros meses de 2025. A projeção é mais preocupante para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O ministério alerta ainda para o aumento da circulação no país inteiro da variante, o sorotipo 3 da dengue. Os sorotipos mais comuns são o 1, seguido do 2. A circulação do tipo 3 pode elevar os casos, já que boa parte da população não possui essa imunidade.

Ministério da Saúde alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
Ministério da Saúde alerta prefeitos e governadores para o aumento de casos de dengue e chikungunya — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Estados e municípios devem ficar atentos. Os casos suspeitos devem ser notificados imediatamente. Óbitos suspeitos, investigados com prioridade. Horários de atendimento em postos e hospitais, ampliados. E priorizada a capacitação profissional e a vacinação de crianças e adolescentes.

“Cabe aos estados e municípios, principalmente, fazer essa vacinação, chamar, fazer ações mais focalizadas, onde estão tendo mais casos, para chamar essas crianças e adolescentes para vacinação”, afirma Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

O infectologista Antônio Bandeira diz que a prioridade agora deve ser mesmo evitar os focos:

“É colocar os municípios para trabalharem a sua casa. Então, assim, os municípios têm que vasculhar as casas, tem que ver onde tem casos de crescimento de Aedes aegypti, limpar o lixo, colocar aqueles larvicidas para matar as larvas do Aedes aegypti. Então, isso é fundamental, esse trabalho”, afirma Antônio Bandeira , consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Posts Recentes

PF investiga fraudes no sistema financeiro e bloqueia R$ 670 milhões ligados ao banco de Edir Macedo

Investigação aponta manipulação de balanços para ocultar a situação financeira do banco e apura operações consideradas irregulares em benefício...

Facção planejava assassinar delegado Charles Pessoa durante operação, diz SSP

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, após operações deflagradas no Norte do Estado, integrantes da...

Rafael Fonteles lidera corrida pelo Governo do Piauí com 69,8% dos votos válidos, aponta AtlasIntel

O governador Rafael Fonteles (PT) aparece na liderança da disputa pelo Governo do Piauí nas eleições de 2026, segundo...

Câmara de Guadalupe aprova LDO para 2027 e contas do Executivo de 2024

Indicações para melhorias em escolas e saúde também foram aprovadas na sessão. A Câmara Municipal de Guadalupe realizou na noite...

Estudantes de Floriano inovam com embalagem biodegradável feita de resíduos orgânicos

O principal protótipo é uma embalagem para marmitas, com potencial imediato de aplicação no cotidiano. Estudantes do Ceti Fauzer Bucar,...

Governo do Estado investe em asfaltamento e iluminação pública para melhorar mobilidade em Nova Santa Rita

A pavimentação asfáltica beneficia 14 ruas do município, totalizando mais de 23 mil metros quadrados de área pavimentada. O governador...

Você também pode gostar
Recomendado para você