Municípios têm até o dia 31 de janeiro para aderir ao Programa Piauí Saúde Digital

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A assinatura do contrato possibilitará que o programa seja estendido a todas as Regiões de Saúde do Piauí, respeitadas as particularidades do serviço público de saúde prestado em cada esfera.

O governo do Piauí está expandido a telessaúde para todo o estado. O prazo para adesão ao Piauí Saúde Digital vai até o dia 31 de janeiro. Prefeitos e secretários municipais devem ficar atentos para não perderem a data.

A assinatura do contrato possibilitará que o programa seja estendido a todas as Regiões de Saúde do  Piauí, respeitadas as particularidades do serviço público de saúde prestado em cada esfera. 

“Com a adesão, os municípios terão implantados em sua rede de saúde o acesso 24 horas por dia, com interoperabilidade aos serviços de teleconsultas ilimitadas com médicos de diversas especialidades, que ajudam a reduzir as filas de espera por um procedimento, como já comprovado nos municípios onde o serviço está implantado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Antonio Luiz.

Divulgação Ascom

O Programa Piauí Saúde Digital é um programa pioneiro no Brasil, que visa ampliar e melhorar a rede de serviços de saúde em todo o estado do Piauí com uso da telemedicina e outras tecnologias digitais para superar barreiras socioeconômicas, culturais e geográficas, e garantir o acesso à saúde de qualidade para toda a população piauiense.

O município de Piripiri foi a primeira a receber o programa, que já realizou atendimentos e zerou filas em oito especialidades médicas. O município de Lagoa do São Francisco também implantou o Programa Piauí Saúde Digital, que já ofertou atendimentos a sua população. 

A plataforma possibilita ainda a integração na Regulação, possibilitando agendamento multi-especialidade de teleconsultas como Psiquiatra, Psicólogo, Nutricionista, Pediatra, Ginecologista, Endocrinologista, Dermatologista; e com interoperabilidade com centrais de exames multiespecialidades, aparelhos e sistemas dos hospitais e unidades de saúde em geral, com laudos emissão de laudos multi-especialidades, conforme especificação. 

“Para início da prestação dos serviços de telemedicina por meio do sistema implantado, é necessário que o gestor municipal assine o Termo de Implantação, junto à Sesapi. Municípios como Esperantina e Luzilândia assinaram nos últimos dias sua adesão e é muito importante que os demais municípios também façam. O  Governo do Piauí tem como meta  implantar serviços de saúde de ponta para mais próximo da nossa população, com a ajuda da tecnologia”, explica o superintendente da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo. 

A Sesapi lembra ainda, que os municípios que optarem pela adesão dentro do prazo estabelecido terão os repasses a título de cofinanciamento da saúde pública mantidos até dezembro de 2024 em acumulação com a prestação do serviço de saúde por meio de telemedicina ou telessaúde. 

“Aqueles que não realizarem a adesão dentro do prazo ficam excluídos do Programa Piauí Saúde Digital, e terão o cofinanciamento suspenso a partir de fevereiro de 2024, determinação estabelecida através do decreto nº 22613, de 15 de dezembro de 2023”, lembra a superintende de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados