Na abertura do G20 em Teresina, Rafael Fonteles defende pacto global para o combate à fome e à pobreza

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a presença de 52 delegações internacionais, as reuniões serão fechadas e contarão com visitas a programas locais.

O governador Rafael Fonteles e o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, participaram, nesta quarta-feira (22), da abertura da 3ª reunião da Força-Tarefa para construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no Centro de Convenções de Teresina. Os encontros são restritos e seguem até a sexta-feira (24), reunindo 52 delegações internacionais para acertar os termos finais da aliança.

Rafael Fonteles destacou a alegria e honra ao ver o Piauí receber, pela primeira vez em sua história, um evento internacional desse porte. “É gratificante ver o nosso estado, que tem boas experiências no combate à pobreza e à fome, ajudando e contribuindo com as discussões para combater essa problemática em todo o mundo. O Piauí tem de fato participação importante para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destacou o governador.

Na abertura do evento, o ministro Wellington Dias destacou o simbolismo ao discutir formas de combater a fome e a pobreza no Piauí. “Éramos o estado mais pobre do Brasil. Graças a um progresso acelerado e inclusivo, conseguimos elevar significativamente a renda dos mais pobres, reduzir índices de pobreza e insegurança alimentar. Tivemos um crescimento mais acelerado que a média brasileira em praticamente todos os indicadores. Essa transformação é um testemunho poderoso do que pode ser alcançado com políticas públicas eficazes e um compromisso genuíno com a justiça social”, destacou o gestor.

image00016.jpeg

Wellington frisou, ainda, a importância da aliança e a necessidade de acelerar esforços e alinhar parcerias, tanto em âmbito nacional quanto internacional, para combater a fome e a pobreza em todo o mundo. “Precisamos implementar políticas comprovadamente eficazes e que façam a diferença na vida das pessoas mais vulneráveis. É por isso a importância da aliança que está sendo construída e de todos aqui presentes. Já tivemos várias rodadas de debates, reflexões e revisão de textos, portanto, estamos cada vez mais próximos de atingir o nosso objetivo”, disse Dias.

image00048.jpeg

O coordenador de Assuntos Internacionais do MDS, Leonardo Kazuo, explicou o caráter confidencial das discussões. “A aliança ainda está sendo construída. Há muitos termos para discutir e temos de atingir a convergência entre os participantes. Portanto, as reuniões serão fechadas, para que os resultados desses encontros sejam comunicados apenas quando houver uma concordância e pontos definitivos”, disse o gestor.

image00036.jpeg

Visitas de campo

Após três dias de discussões, as delegações do G20 irão conhecer, in loco, na sexta-feira (24), como os programas de combate à fome funcionam no estado por meio de duas visitas de campo.

A primeira visita será à horta comunitária do povoado Ave Verde, onde técnicos terão a oportunidade de ver, na prática, como funcionam os programas de combate à fome e como é incentivada a produção da agricultura familiar no entorno de Teresina. 

Em seguida, os participantes irão à Quitanda da Agricultura Familiar, no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), onde os produtores podem comercializar seus alimentos, cultivados localmente, para o consumidor.

Aliança Global

A aliança busca oferecer uma cesta de experiências exitosas de diversos países, não só de membros do G20, no combate à miséria e à insegurança alimentar. Para consolidar essa iniciativa, foi criada uma força-tarefa, sob coordenação do MDS, que congrega membros do G20, países convidados e organismos internacionais. 

image00046.jpeg

A previsão é que a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza seja lançada em novembro, durante a Cúpula dos Chefes de Estado do G20, no Rio de Janeiro (RJ).

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Nova Caderneta da Criança atualiza teste para detecção de autismo

A nova edição da Caderneta da Criança – Passaporte da Cidadania fornece um teste para detecção precoce de risco...

Médico do IML de Floriano é investigado pelo Ministério Público

O procedimento preparatório de inquérito civil foi instaurado pela promotora Ana Sobreira Botelho Moreira em 12 de junho deste...

Assembleia pede explicação à UFPI sobre demora para homologar resultado de eleição

Demora do reconhecimento do resultado da eleição para reitor preocupa presidente da Assembleia Legislativa, Franzé Silva. O presidente da Assembleia...

Cigarros eletrônicos ‘Vapes’ provocam seis vezes mais intoxicação por nicotina que o cigarro comum

Atualmente, 3% da população do Brasil utiliza cigarros eletrônicos O cigarro eletrônico, conhecido como vape, provoca até seis vezes mais...
spot_img

Antônio Reis assina ordens de serviço para construção de praça e melhorias no aterro sanitário de Floriano

"Essas obras são de suma importância para a população florianense, que receberá mais um espaço de lazer e convivência",...

Governo Lula não vai apoiar mudanças na lei do aborto, diz ministro Padilha

Em visita a Minas Gerais, o ministro disse que o governo vai trabalhar para que o PL não seja...
spot_img

Posts Recomendados