“Não adianta mudar ministro se atitudes forem as mesmas”, diz Mandetta

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ex-ministro avalia a crise e fala em sucessão de erros na pandemia.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM), disse que o agora ex-ministro Eduardo Pazuello deixa o cargo e vai para o quadro de ex-ministro da Saúde como o único ocupante do cargo que que “não foi ministro, não exerceu a função”. Mandetta argumenta que “não é porque ele não era do ramo”, e sim por não ter pego o espírito da pasta e usado sua força ao lado da ciência.

Luiz Henrique Mandetta | Foto: Sérgio Lima/Poder360

Mandetta fala que tem muito mais receio sobre o estrago à imagem do Exército, do que ao próprio ministro da Saúde. “Exército sai muito arranhado dessa episódio”, avalia .

O ex-ocupante da Saúde diz que mudar o ministro da Saúde não resolve se o governo não mudar de atitude. “Ao assumir, o ministro Pazuello retirou quase toda a equipe técnica que estava no ministério e nomeou militares”. Para ele, é preciso avaliar os próximos capítulos para saber se o novo ministro terá autonomia para trocar cargos do ministério e colocar pessoas técnicas ou se não haverá essa opção.

Mandetta concedeu entrevista ao Poder360 horas antes do anúncio do médico Marcelo Queiroga para o comando da saúde. Ele elencou uma sucessão de erros que teriam sido cometidos pelo governo e pelo ministério da Saúde na condução da pandemia. O ex-ministro fala que em nenhum momento ao longo dos últimos meses, o governo fez uma campanha de nacional de conscientização sobre a gravidade da doença. “Passou mudo. Isso é um erro muito grande”, afirma.

Mandetta diz que a única forma do país reverter essa situação é o presidente da República mudar de atitude. “É preciso que o presidente concorde com principios de enfrentamento da Saúde para esta doença”, declara.

Além de falar do enfrentamento da pandemia e troca do ministério da Saúde, Mandetta falou sobre vacinação, colapso no sistema de saúde. Além disso, o ex-ministro falou também sobre a saída de Rodrigo Maia do DEM, a busca por uma 3ª via para as eleições de 2022 e o ex-presidente Lula.

Assista a entrevista completa aqui (30min28seg):

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ação do MPF aponta uso indevido de mais de R$ 118 milhões da saúde na gestão Dr. Pessoa em Teresina

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou na última segunda-feira (15) com uma ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito...

Transnordestina avança com todos os lotes contratados e fortalece logística no Piauí

O Governo Federal informou que todos os lotes da Ferrovia Transnordestina já contam com contratos de obras firmados, o...

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...
spot_img

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Posts Recomendados