Nave chinesa pousa com sucesso na superfície da Lua para coletar rochas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A aterrissagem marca a terceira vez que uma sonda lunar chinesa pousou com sucesso na superfície da lua, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

A China pousou com sucesso uma sonda na superfície da Lua, disse a Administração Espacial Nacional do país na terça-feira (1º).

A nave robótica, batizada de Chang’e 5 em homenagem à mítica deusa chinesa da Lua, passará dois dias no satélite terrestre coletando amostras de solo e rocha, guiada pelo controle da missão no solo, informou a agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

É a primeira tentativa de coletar rochas da Lua por qualquer país desde os anos 1970.

O braço robótico da sonda recolherá pedras da superfície e uma broca perfurará o solo. As amostras, que devem pesar cerca de 2 kg, serão lacradas em um contêiner na espaçonave.

Se bem-sucedida, a missão tornará a China o terceiro país a obter amostras lunares, atrás dos Estados Unidos e da ex-União Soviética décadas atrás.

Astronautas dos Estados Unidos trouxeram 382 kg de rochas e solo entre 1969 e 1972 durante o programa Apollo, enquanto a União Soviética coletou 170,1 gramas de amostras em 1976.

Quando as amostras forem devolvidas à Terra, os cientistas serão capazes de analisar a estrutura, propriedades físicas e composição material do solo lunar, disse a agência espacial da China.

A missão pode ajudar a responder perguntas como por quanto tempo a Lua permaneceu vulcanicamente ativa em seu interior e quando seu campo magnético – chave para proteger qualquer forma de vida da radiação solar – se dissipou.

Um foguete Long March-5 transportando a espaçonave Chang’e-5 decolou do local de lançamento da espaçonave Wenchang na ilha de Hainan, na costa sul da China, em 24 de novembro.

A espaçonave pousou em uma área da lua ainda não visitada – uma planície de lava massiva conhecida como Oceanus Procellarum, ou “Oceano de Tempestades”. Essa grande mancha escura, que se estende por cerca de 2.900 quilômetros de largura, pode ter sido gerada por um impacto cósmico gigante que criou um antigo mar de magma, de acordo com a Nasa.

A aterrissagem marca a terceira vez que uma sonda lunar chinesa pousou com sucesso na superfície da lua, informou a agência de notícias estatal Xinhua.

Com informações da CNN Brasil

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Parceria da Prefeitura de Guadalupe com o SEBRAE promove Oficinas de Educação Empreendedora

O evento foi dividido em duas sessões, uma pela manhã, no auditório da SEME, e outra à tarde, no...

Gestão do prefeito Antônio Reis realiza ação social no Assentamento Canela de Velho

O gestor disse que se trata de uma ação do governo itinerante, que visa permitir aos moradores do Assentamento...

Joel Rodrigues critica ‘assédio’ do Palácio de Karnak a prefeitos do PP

Joel fez referência à recente debandada de quadros do partido para siglas aliadas ao Karnak. O presidente estadual do Progressistas...

Obras de esgotamento sanitário representam mais melhorias aos teresinenses

"É um serviço que beneficia toda a população", diz diretor-executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro. “Vai melhorar muito pra...
spot_img

Vereadores de Teresina querem reajuste de 32% nos salários e poderão receber quase R$ 25 mil

Com o reajuste dos vereadores, a partir de 2025 a folha salarial dos 29 parlamentares chegaria a R$ 717.888,91...

Em comitiva do presidente Lula, Wellington Dias participa de debates sobre políticas de cuidados

Entre os objetivos dos membros do governo brasileiro, está o de formalizar e fortalecer as relações entre a Secretaria...
spot_img

Posts Recomendados