Neidinha Lima participa de reunião com a 1ª dama Janja da Silva na XXV Marcha dos Prefeitos

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A prefeita de Guadalupe afirmou que a primeira dama Janja, disse que as portas do executivo federal estão abertas para todas as prefeitas.

O encontro contou com as presenças das ministras Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Nísia Trindade, (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Anielle Franco (Igualdade Racial), Esther Dweck (Gestão e da Inovação) e a ministra em exercício, Maria Helena Guarezi (Mulheres).

Durante o encontro, Janja destacou os desafios enfrentados pelas líderes. Segundo ela, dos 5.570 municípios com a presença de prefeitos, apenas 673 são mulheres.

“A gente precisa muito refletir sobre isso! E a grande maioria dessas prefeituras está em municípios com menos de 20 mil habitantes. Temos apenas uma prefeita na capital, a prefeita de Tocantins. Temos um desafio enorme, pois sabemos que ainda é uma luta diária ter essa participação política das mulheres nos espaços de poder”, declarou.

Prefeita Neidinha Lima

PREFEITA DE GUADALUPE, PARTICIPOU DA REUNIÃO

A prefeita Neidinha Lima está no seu segundo mandato, e faz história na cidade de Guadalupe no Piauí, onde se tornou a primeira mulher eleita e reeleita para o cargo de prefeita. Neidinha participou da reunião com a primeira dama Janja. “A primeira dama afirmou que as portas do executivo federal abertas”, disse a gestora ao Portal Cidade Luz.

NEIDINHA LIMA NA XXV MARCHA DOS PREFEITOS

Além do encontro com a primeira dama do Brasil, a prefeita de Guadalupe esteve mantendo encontro com lideranças do Piauí, onde está buscando novos projetos e ações para fortalecer ainda mais o desenvolvimento de Guadalupe. “Quero agradecer o apoio do nosso deputado Júlio César, da senadora Jussara Lima e do Ministro Wellington Dias” disse a prefeita.

Marcha dos Prefeitos

A Marcha dos Prefeitos ocorre anualmente em Brasília e é um importante espaço de diálogo entre os gestores municipais e o governo federal. Neste ano, é realizada entre 20 e 23 de maio.

O Ministério da Cultura (MinC) participa ativamente da Marcha dos Prefeitos. Além de presente na abertura oficial do evento, participou de uma primeira mesa de debate realizada nesta terça-feira (21), que discutiu o papel dos municípios no âmbito do Decreto de Fomento à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), da Secretaria de Comitês de Cultura (SCC), Thiago Rocha Leandro, representou a Pasta no debate.

A segunda mesa ocorre nesta quinta-feira (23), a partir das 8h, e discute a consolidação das políticas culturais e o fomento às cidades históricas turísticas e ao patrimônio mundial. O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes, estará presente, representando o Ministério.

Para prestar informações detalhadas e tirar possíveis dúvidas de gestoras e gestores municipais, a sede do MinC, na Esplanada dos Ministérios, abre as portas para prestar atendimento especializado às prefeituras. O ministério mobilizou uma equipe, com cerca de 20 pessoas, e reservou salas em três andares do edifício sede, na Esplanada dos Ministérios, para os atendimentos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Cada vez mais casais recorrem a contratos de namoro para resguardar bens; veja como funciona

Na tentativa de escapar da união estável, casais embarcam em relacionamentos com termos claros A meta do relacionamento da professora...

Ministério da Educação reabre inscrições do Enem para estudantes do RS

Agora, os moradores do RS têm até as 23h59 da próxima sexta-feira (21) para realizar a inscrição para o...

Golpe com PIX: quem foi vítima pode ter seu dinheiro de volta? Bancos propõem melhoria em sistema de devolução; entenda

Proposta prevê que instituições consigam bloquear valores até outras camadas de triangulação dos recursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban)...

Avenida Paulista volta a ser palco de protesto contra PL do Aborto

Texto que está na Câmara equipara interrupção da gravidez a homicídio Na tarde deste sábado (15), a Avenida Paulista foi...
spot_img

Lula chama de insanidade a proposta que compara aborto a homicídio

Para presidente, assunto precisa ser tratado como questão de saúde. No Continente Europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado...

Usuários de placas solares instaladas a partir de 2023 vão pagar tarifa

Segundo a Equatorial Piauí, a medida atende a uma regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica(ANEEL). A Equatorial Energia Piauí,...
spot_img

Posts Recomendados