Na lista de municípios apresentadas pelo Governo Federal para receberem as doses da vacina estão 521 cidades, porém nenhum delas está no Piauí.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25/01), a incorporação da vacina contra a dengue, que será aplicada na população a partir de fevereiro. Na lista de municípios apresentadas pelo Governo Federal estão 521 cidades, porém nenhum delas está no Piauí.

A falta de vacinas para as cidades piauienses, no entanto, pode ser considerada uma boa notícia, isso porque as regiões selecionadas atendem a três critérios: municípios de grande porte que tenham mais de 100 mil habitantes; alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024; e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Nenhuma cidade do Piauí preencheu estes requisitos.
De acordo com o Ministério da Saúde, o esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas e serão vacinadas crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue depois das pessoas idosas, porém estas não tiveram a aplicação da vacina autorizada pela Anvisa.
Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Para 2025, a pasta já contratou nove milhões de doses.