Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

No Piauí, crimes contra LGBTQIA+ atingem 991 casos com 10 mortes em 2023

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados divulgados pela SSP-PI apontam que maioria das vítimas de crime eram jovens e negros.

O Brasil é um dos países mais perigosos para a comunidade LGBTQIAPN+, figurando entre as nações mais homofóbicas e transfóbicas do mundo. Em 2023, foram registradas 257 mortes violentas de pessoas LGBT no país. No Piauí, a situação não é diferente. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) nesta terça-feira (20), o estado registrou 991 casos de crimes contra membros da comunidade LGBTQIAPN+ em 2023, além de 10 mortes violentas.

Foto: Brasil de Direitos

O aumento dos casos de transfobia no Piauí é preocupante. Exemplo disso é o assassinato da cabeleireira Aryadina Monteiro, de 23 anos, ocorrido na última segunda-feira (22) no bairro São Joaquim, zona Norte de Teresina.

O Boletim de Dados de Violência Contra a Pessoa LGBTQIAPN+, em sua segunda edição, revela que, no último ano, 68 crimes de discriminação ligados à identidade de gênero ou orientação sexual foram denunciados no Piauí. Dos 991 casos notificados, a maioria das vítimas era jovem: 43% tinham entre 20 e 29 anos, muitos deles estudantes, enquanto 29% eram adultos com idades entre 30 e 39 anos. Esses números podem, inclusive, estar subnotificados, considerando que muitos casos não chegam a ser registrados.

O recorte racial também é um fator importante na análise dos dados. Entre as vítimas, 68,29% eram negras, o que demonstra a interseção entre violência contra LGBTQIAPN+ e racismo.

Crimes patrimoniais e ameaças predominam

Os crimes de natureza financeira, como estelionato, furto e roubo, representaram mais de 40% das ocorrências. Já as ameaças correspondiam a 16,3% dos registros, seguidas por estelionato (15,6%), furto (14,4%) e roubo (11,4%). Esses dados indicam que a maioria dos crimes contra a comunidade LGBTQIAPN+ no Piauí é de natureza patrimonial, seguido por ameaças e crimes contra a honra.

Violência letal

A violência letal intencional (MVI) também se destacou nos registros, com 40% das mortes violentas ocorrendo entre vítimas de 40 a 49 anos. A maioria dessas vítimas eram pessoas negras (90%), e os crimes foram predominantemente cometidos com armas de fogo, em residências, estabelecimentos comerciais ou vias públicas.

Canais de denúncia

Um dos principais canais de apoio e denúncia é o Disque Cidadania LGBTQIA+, que atende vítimas de transfobia no Piauí, oferecendo suporte e acolhimento. O serviço é mantido pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), por meio do Centro de Referência LGBTQIA+ Raimundo Pereira, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI). Denúncias podem ser feitas pelo telefone (86) 3213-7086.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...
spot_img

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...

No Piauí, B-R-O Bró chega mais cedo com temperaturas elevadas, baixa umidade e riscos de incêndios

Piauí enfrenta calor antecipado com risco elevado de incêndios e impactos para a saúde As previsões meteorológicas indicam que o Piauí poderá...
spot_img

Posts Recomendados