No Piauí, mais de 100 mil da população ainda precisa de carro-pipa para abastecimento de água

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O número corresponde a 3,12% da população do Piauí. As informações do Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).

Pelo menos 102.7 mil piauienses ainda dependem totalmente do carro-pipa como principal fonte de abastecimento de água no estado.

Com essa proporção, o Piauí ficou com o quinto maior indicador do país, atrás de outros estados do Nordeste: Pernambuco (8,1%), Paraíba (6,6%), Alagoas (4,17%) e Rio Grande do Norte (3,54%).

Dentre os 10 municípios brasileiros com a maior proporção que tem como principal fonte de abastecimento de água o carro-pipa, três delas são no Piauí: Marcolândia, onde 91% da população ainda vive com essa dependência, além de Betânia do Piauí e Caldeirão Grande do Piauí.

Foto: Catarina Costa/G1/Arquivo

Armanezamento de chuva

Outro dado levantado pelo IBGE em 2022 foi em relação a proporção de piauienses que tem como principal fonte de abastecimento de água o armazenamento de chuva: pelo menos 50 mil piauienses, o equivalente a 1,54% da população.

Dentre os 10 municípios brasileiros com maior predomínio do armazenamento de água de chuva como principal fonte de abastecimento, dois deles são do Piauí: o município de Bonfim do Piauí, para cerca de 58,75% da população, com o quarto maior indicador do país; e o município de São Braz do Piauí, para cerca de 52,98% da população, com o sexto maior indicador do país.

Água encanada

O Censo Demográfico 2022 apontou que para cerca de 2,9 milhões de piauienses, representando 89,43% da população, a água chegava “encanada até dentro da casa, apartamento ou habitação” – para essa parcela da população, a água chegava diretamente em torneiras, chuveiros, vasos sanitários etc. localizados dentro da habitação.

Para 5,97% da população, a água chegava “encanada, mas apenas no terreno” .

Para outros 4,60%, a água não chegava encanada – ou seja, a água precisava ser transportada em baldes, galões, veículos ou outros recipientes para uso pelos moradores.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Guadalupe se destaca entre as cidades do Piauí por apresentar uma das menores taxas de analfabetismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Guadalupe, 18 de maio de 2024 – O Instituto Brasileiro de Geografia e...

Saúde de Floriano promove dia das mães do CAPS AD III

A ação faz parte das iniciativas da secretaria para promover o bem-estar e a integração social dos usuários dos...

Seminário sobre uso correto e seguro de agrotóxicos é realizado em Guadalupe

Evento é promovido pela Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), através da Agência de Defesa Agropecuária do...

Aborto legal e assistolia: como  resolução do CFM afeta vítimas de estupro

CFM emitiu norma proibindo médicos de realizarem a assistolia fetal em "casos de aborto previsto em lei oriundos de...
spot_img

Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

TSE encerrou nesta sexta-feira (17) fase de testes de segurança O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (17) a...

Brasil será a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027

Candidatura brasileira derrotou a europeia formada por Alemanha, Bélgica e Holanda O Brasil ganhou, na madrugada desta sexta-feira (17), o...
spot_img

Posts Recomendados