Ativar para ir para o player da Audima

Novas manchas de óleo reaparecem em oito praias do Nordeste

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Localidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pelas manchas de óleo que atingem a região Nordeste desde 2 de setembro.

Novas manchas de óleo foram encontradas em praias do litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), os pontos mais críticos foram as praias de Búzios e Tabatinga.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM/ESTADÃO CONTEÚDO

Também foram detectados vestígios de óleo nas Praias do Amor e do Giz, ambas em Tibau do Sul; em Camurupim, no município de Nísia Floresta; e em Pirangi do Norte, em Parnamirim. Ainda segundo o Idema, a Organização não Governamental (ONG) Oceânica afirma ter identificado, durante mergulhos na área dos Parrachos, em Pirangi do Norte, “pequenas manchas flutuantes” de óleo.

Nota divulgada pelo Grupo de Avaliação e Acompanhamento (GAA) do governo federal informou que foram mobilizadas equipes para atuar na limpeza de oito praias, onde foi observado o reaparecimento de óleo.

As praias estão localizadas em cinco estados da região do nordeste, sendo elas: Via Costeira e Búzios-RN, Conceição e Itapuama-PE, Japaratinga e Piaçabuçu-AL, Abaís-SE, Morro de São Paulo e Moreré-BA. As equipes de limpeza prontamente combateram as manchas de óleo nesses locais. 

Em Moreré-BA foi observado presença de manchas e, em Japaratinga, foram visualizadas apenas pelotas. Ambas as praias estão em processo de limpeza.

Equipes de limpeza atuaram no manguezal de Mambucaba-PE com um total de 30 militares da Marinha, sendo 3 mergulhadores, e 50 do Exercíto. As vistorias por navios, o monitoramento aéreo e as ações de limpeza irão continuar até o encerramento das reincidências desse óleo nas praias nordestinas. 

Nesta segunda-feira, foram empregados 8 navios e 80 viaturas da Marinha, totalizando mais de 2 mil militares, 6 aeronaves, sendo uma da Marinha, 2 helicópteros da Força Aérea Brasileira, 2 helicópteros do Ibama e 1 helicóptero da Petrobras.

O óleo atingiu a região do Nordeste desde 2 de setembro. As causas do vazamento ainda são desconhecidas. Até agora foram afetadas 254 localidades, em 92 cidades da região.

MPT cria grupo para apurar impactos

O Ministério Público do Trabalho informa que o procurador-geral, Alberto Balazeiro, instituiu nesta segunda-feira (28) um grupo de trabalho “para apurar os impactos na saúde e na economia de trabalhadores afetados pelo vazamento de óleo no litoral brasileiro”. O grupo ficará sob a coordenação da procuradora Flávia Bauler.

Com informações do Do R7, com Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Número de alunos em cursos à distância supera ensino presencial pela primeira vez no Brasil

Mais de 5,1 milhões de estudantes estão matriculados em EAD, mas oferta segue concentrada em quatro estados e há...

Guadalupe terá ação do Setembro Amarelo voltada a educadores na próxima quinta (25)

Por Gleison Fernandes. Na próxima quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Educação de Guadalupe vai realizar um momento especial voltado...

Presidente da Investe Piauí e o deputado Marcus Vinícius lançam oficialmente Parque Empresarial de Floriano

"Com muito trabalho e articulação junto ao Governo do Estado, conseguimos trazer para nossa cidade o Parque Empresarial de...

Floriano divulga lista de selecionados do Minha Casa, Minha Vida; convocados devem apresentar documentos de 6 a 10 de outubro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Floriano tornou pública nesta segunda-feira (22) a relação de 72...
spot_img

Prefeito e vice são cassados após usar veículo oficial e servidores públicos em reforma de comitê eleitoral no Piauí

Os políticos são acusados de utilizar um trator e servidores públicos na reforma de um imóvel usado como comitê...

Concurso público de Marcos Parente é retificado e passa a ofertar 27 vagas

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Marcos Parente divulgou a retificação do Concurso Público nº 01/2025,...
spot_img

Posts Recomendados