Número de alunos em cursos à distância supera ensino presencial pela primeira vez no Brasil

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mais de 5,1 milhões de estudantes estão matriculados em EAD, mas oferta segue concentrada em quatro estados e há desigualdade entre redes públicas e privadas.

Pela primeira vez em uma década, o número de estudantes matriculados no ensino superior à distância (EAD) no Brasil superou o de alunos em cursos presenciais. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado nesta segunda-feira (22) pelo Inep, mais de 5,18 milhões de estudantes estão matriculados no modelo remoto, em um total de 10,22 milhões no país. Em 2024, mais de 3 mil municípios contavam com instituições oferecendo cursos a distância, um crescimento de 97% em 10 anos.

Apesar da expansão, a oferta ainda é concentrada: quatro estados — Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro — concentram 88% das instituições de ensino a distância, enquanto Amapá, Roraima, Acre e Distrito Federal registram os menores índices.

A diferença entre redes públicas e privadas também é significativa. Entre os novos estudantes, 73% dos matriculados em faculdades particulares optaram pelo EAD, enquanto nas instituições públicas esse índice foi de apenas 15%.

Outro dado recente mostra os desafios estruturais da educação no Brasil: uma em cada três escolas de ensino fundamental e médio não possui internet adequada para aprendizado. São 18 mil unidades com conexão lenta e mais de 2 mil, todas públicas, sem energia elétrica.

Para o diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, o ensino a distância pode ser estratégico em regiões de difícil acesso, como Norte e Nordeste, complementando a presença da rede federal.

“Educação a distância num país como o nosso, com essa extensão territorial e as dificuldades de locomoção, pode ser muito útil. O que a gente defende é que essa educação a distância seja ofertada para resolver questões específicas, sobretudo na região Norte do país. Cabe lembrar também que a região Norte e a Nordeste são as duas regiões com maior presença da rede federal”, afirmou o diretor do INEP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos

Parceria visa garantir resolução que proíbe comercialização dos vapes. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério Público...

Defesa de Bolsonaro alerta para risco de queda e morte na cadeia

Após divulgação do laudo médico de que o ex-presidente Jair Bolsonaro pode seguir preso na Papudinha, os advogados dele...

Lula diz que eleição será guerra e que “Lulinha paz e amor” não existe mais

Presidente pediu combate às fake news ao discursar neste sábado (7) em evento de aniversário de 46 anos do...

INSS promove mutirão para diminuir tempo de espera por perícia e BPC

Agências do INSS funcionaram hoje em 15 estados e vão abrir neste domingo (8). O INSS faz neste fim de...
spot_img

Entrada no Bolsa Família aumenta em 11,2% chance de saída da insegurança alimentar

Estudo do MDS, com base nos dados da Triagem para Risco de Insegurança Alimentar, aponta ainda que a probabilidade...

Prefeitura de Guadalupe cancela atrações deste sábado do Guadafolia em respeito à família enlutada

A Prefeitura de Guadalupe anunciou, na manhã deste sábado (7), o cancelamento da programação do Guadafolia 2026 prevista para...
spot_img

Posts Recomendados