Ovo é melhor do que se pensa; Proteína completa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O ovo é uma proteína completa, fornecendo todos os aminoácidos essenciais, além de diversas vitaminas e minerais

O ovo tem sido um alimento básico na alimentação humana há séculos, mas o que muitos não sabem é que ele é uma fonte de proteína completa. Uma proteína é considerada completa quando contém todos os nove aminoácidos essenciais que o corpo humano não pode produzir por conta própria.

Surpreendentemente, o ovo é um dos poucos alimentos naturais que se enquadram nessa categoria. Isso faz dele um alimento capaz de construir e reparar tecidos musculares, manter um sistema imunológico saudável e promover o funcionamento adequado de vários processos metabólicos.

Os ovos são carregados de nutrientes essenciais, como vitaminas B12, D e riboflavina, bem como minerais como selênio e colina. Segundo a International Egg Commission, a colina, em particular, desempenha um papel crucial na saúde do cérebro, sendo um componente importante das membranas celulares.

Divulgação

Mito do colesterol

Durante muito tempo, as pessoas achavam que comer ovos podia aumentar o colesterol ruim no sangue, chamado LDL, e que isso causaria problemas no coração. Mas, estudos recentes mostram que não é bem assim.

O nutrólogo Rafael Marques explica que não existe riscos porque os ovos têm outros nutrientes que ajudam o corpo a trabalhar melhor com o colesterol.

“Os ovos sob a forma de alimento contém outros nutrientes que vão interagir entre eles e permitir, por exemplo, a formação intestinal de uma proteína que vai gerar colesterol de alta densidade (HDL) e regular assim o nível de colesterol de baixa densidade (LDL) e diminuir o risco de doença cardiovascular”, completou.

Ajuda no emagracimento

Ainda segundo o nutrólogo, que atua a mais de 8 anos com pacientes que buscam emagrecimento, o ovo pode ser um grande aliado nesse processo.

Em apenas uma unidade pequena temos o equivalente a 6 gramas de proteína pura e somente 82kcal, além de todos todos os nutrientes já citados.

De acordo com ele, quem incluei ovos no café da manhã tende a consumir menos calorias ao longo do dia, o que contribui para a perda de peso a longo prazo.

Existe alguma diferença nutricional entre ovos brancos e marrons?

Em termos de valor nutricional, ambos os tipos de ovos são praticamente idênticos.

A cor da casca do ovo é determinada pela raça da galinha que o pôs.

As galinhas com penas brancas tendem a botar ovos com cascas brancas, enquanto as galinhas com penas marrons geralmente produzem ovos com cascas marrons.

Quantos ovos posso comer por dia?

A recomendação é de 1 a 2 ovos por dia para mulheres, enquanto para homens essa quantidade pode variar entre 2 a 3 ovos diários, dependendo do peso.

Mas de forma geral, a Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda apenas 1 ovo por dia.

Essa quantidade é considerada segura e pode fornecer uma boa fonte de proteína e outros nutrientes essenciais.

Preparo em gordura

Ao considerar o valor nutricional dos ovos, é importante lembrar que a forma como são preparados pode afetar seu impacto na saúde.

Optar por métodos de cozimento saudáveis, como ovos cozidos, mexidos ou pochê, em vez de fritá-los em óleo, pode ajudar a maximizar seus benefícios enquanto minimiza o consumo de gorduras adicionadas.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Alexandre Moraes nega recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade

Ex-presidente foi condenado pelo TSE por abuso político e econômico O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes,...

UNIEG celebra o Dia do Evangélico em Guadalupe com inspiradora pregação do Preletor Wesllei Nogueira e a presença de autoridades municipais

Evangélicos, membros da União das Igrejas Evangélicas de Guadalupe e autoridades se uniram para celebrar a data comemorativa, no...

Prefeito Antônio Reis recebe comenda da Ordem do Mérito Comercial Marquês de Paranaguá

A concessão da Ordem do Mérito Comercial Marquês de Paranaguá é um reconhecimento mais do que merecido pelo trabalho...

Nomofobia: o medo de ficar sem celular e seus efeitos em crianças e adolescentes

O transtorno pode afetar principalmente crianças e adolescentes. Muitas pessoas extrapolam o tempo de uso dos celulares e quando ficam...
spot_img

Governo Federal mapeia 47 municípios com risco para desastres ambientais no Piauí; veja lista

Um levantamento realizado pelo Governo Federal identificou 47 municípios piauienses mais suscetíveis a ocorrência de desastres associados a deslizamentos...

Sebrae/PI promove para trabalhadores da educação em Guadalupe a Oficina de Relações Humanas

O evento foi realizado no Auditório Tony Marcos e foi dirigido pelo facilitador/palestrante Diego da Silva Batista, autor do...
spot_img

Posts Recomendados