Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Papa Francisco simplificou seu funeral e usará caixão simples de madeira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Pontífice quis ser sepultado como “pastor e discípulo”, não como uma “pessoa poderosa deste mundo”

O velório de um papa sempre se torna um evento, até pelo tempo que demora, nove dias. Mas o papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21), buscou no ano passado simplificar esses ritos. Assim, ele será enterrado em um caixão simples de madeira e fora do Vaticano.

Francisco renunciou a uma prática secular, segundo a qual o chefe da Igreja é enterrado em três caixões interligados feitos de cipreste, chumbo e carvalho. Em vez disso, Francisco será enterrado em um único caixão de madeira revestido de zinco.

O uso de uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para o “velório”, como aconteceu com os pontífices anteriores, também foi abolido. Os fiéis serão convidados a prestar suas homenagens enquanto o corpo de Francisco ficará dentro do caixão, com a tampa aberta.

Segundo as últimas informações vaticanas, ele optou pelo enterro na Igreja de Santa Maria Maior em Roma, em vez da Basílica de São Pedro, que abriga mais de 90 papas.

A escolha foi por se tratar da igreja que Francisco tradicionalmente frequentava para fazer suas orações em Roma (diocese da qual era, oficialmente, o bispo). Antes dele, Leão XIII, em 1903, havia optado pelo enterro na Basílica de São João de Latrão.

As instruções estão no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, aprovado em 29 de abril de 2024 pelo próprio papa Francisco, que recebeu o primeiro exemplar em 4 de novembro.

– Fez-se necessária uma nova edição antes de tudo porque o papa Francisco pediu, como ele mesmo declarou em diversas ocasiões, para simplificar e adaptar alguns ritos de forma que a celebração das exéquias do Bispo de Roma expressasse melhor a fé da Igreja em Cristo Ressuscitado – explicou à época o arcebispo Diego Ravelli, mestre das Celebrações Litúrgicas dos Pontífices.

– O rito renovado, ademais, deveria enfatizar ainda mais que o funeral do Romano Pontífice é o de um pastor e discípulo de Cristo e não de uma pessoa poderosa deste mundo – acrescentou.

ENTERRADO FORA DO VATICANO

Francisco declarou seu desejo de ser enterrado fora do Vaticano em 2023. Ele preferiu ser sepultado em Santa Maria Maggiore por causa de sua “grande devoção pela Virgem”, confidenciou à jornalista mexicana Valentina Alakraki.

A devoção mariana é antiga: o então cardeal Bergoglio frequentava a basílica ao lado da estação Termini já quando era arcebispo de Buenos Aires.

– Sempre ia lá no domingo de manhã, quando eu estava em Roma – contou Bergoglio.

O religioso voltou ao local uma centena de vezes, após cada uma de suas viagens apostólicas e nas festas litúrgicas marianas. Foi ainda o primeiro lugar em que foi após se tornar papa e que procurou durante a pandemia de Covid-19. Curiosamente, trata-se da mesma forte devoção de Santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, que ali celebrou sua primeira missa em 1538.

Por fim, o papa consegue deixar o Vaticano, no qual durante mais de uma vez se disse “engaiolado”. E, em uma sequência iniciada ao se recusar a ir para o Palácio Apostólico e optou por morar na Hospedaria Santa Marta, quebrou um último “protocolo” de seus antecessores.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Correios alerta para golpe de falsos processos seletivos

Páginas patrocinadas estão publicando falsos anúncios de concurso para a empresa e cobrando pagamento de taxas. Os Correios publicou nota...

Polícia Civil incinera mais de uma tonelada de drogas em Teresina

Ação ocorreu na zona rural sul da capital. A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento Estadual de Repressão...

Ex-governador Wilson Martins afirma que seu ingresso no PSD foi por meio do convite de Gilberto Kassab

A notícia da filiação do primeiro suplente de deputado federal do PT, Wilson Martins, provocou a reação do deputado...

Bolsonaro diz que não promoveu ação golpista ou atos de 8 de janeiro

Defesa do ex-presidente pediu absolvição ao STF A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta quarta-feira (13) ao Supremo Tribunal...
spot_img

“Saúde e soberania não se negociam”, diz Padilha após sanção dos EUA

Governo Trump revogou visto de secretário ligado ao Mais Médicos Após o governo dos Estados Unidos revogar os vistos de...

Defesa alega que ex-ministro atuou “ativamente” contra golpe de Estado

Paulo Sergio Nogueira é acusado de instigar ação golpista A defesa do ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira disse nesta quarta-feira (13) ao...
spot_img

Posts Recomendados