Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Pesquisa aponta que consumo diário de peixe aumenta risco de câncer de pele

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Quem consome a proteína diariamente é 22% mais vulnerável a ter melanoma, mostra estudo britânico com quase 500 mil pessoas.

Um estudo com dados de quase 500 mil pessoas chegou a uma conclusão estatística intrigante. Segundo a análise, da Universidade de Brown, nos Estados Unidos, a ingestão diária de peixe está associada a um aumento no risco de desenvolvimento do câncer de pele melanoma, o tipo letal desse tumor dermatológico.

Os autores do artigo e especialistas que não participaram da pesquisa, porém, destacam que é preciso cautela na interpretação do resultado.

“Acreditamos que o peixe, em si, não é o problema, mas, sim, contaminantes que possam estar em seu organismo”, afirma Eunyoung Cho, principal autora do estudo, publicado na revista Cancer Causes & Control, do grupo Nature.

A pesquisadora de Brown lembra que estudos anteriores descobriram que pessoas que comem mais peixes do que a média apresentam níveis mais elevados de metais pesados, como arsênio, cádmio e mercúrio, contaminantes que, segundo Cho, aumentam os riscos de desenvolvimento do câncer de pele melanoma.

A autora, porém, diz que, no caso da atual pesquisa, esses níveis não foram medidos nos participantes, sugerindo que mais estudos são necessários para comprovar a associação e, por fim, encontrar uma relação de causa e efeito. “Não desaconselho as pessoas a comer peixe por causa de nosso estudo”, observa.

O resultado, porém, ressalta um dos principais problemas ambientais que atingem as populações fluviais, com potencial risco para a saúde humana.

No estudo, os pesquisadores constataram que pessoas que ingerem 42,8g diários de peixe (o equivalente a 300g por semana) apresentam um risco 22% maior de ter câncer de pele melanoma, comparado àquelas que consomem uma quantidade significativamente menor — 22,4g semanais.

Aquelas que comem mais da iguaria também tinham um risco 28% mais elevado de desenvolver células anormais na camada externa da pele, condição caracterizada como pré-cancerosa.

As conclusões baseiam-se em uma pesquisa com 491.367 norte-americanos com idade média de 62 anos, a NIH-AARP Study, que recrutou os participantes entre 1995 e 1996 e os acompanhou ao longo de 15 anos. Os voluntários relataram com que frequência ingeriam peixe frito, peixe não frito e atum, assim como o tamanho das porções.

Os pesquisadores de Brown, então, calcularam a incidência de novos casos de melanoma durante o período, a partir de registros oficiais de câncer nos EUA.

Foram considerados também fatores que podem influenciar no desenvolvimento de tumores, como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, histórico familiar e níveis médios de radiação UV no local de moradia.

Segundo o estudo, 5.034 participantes (1% da amostra total) foram diagnosticados com o tumor dermatológico ao longo do acompanhamento e 3,284 (0,7%) apresentaram lesões pré-cancerosas.

“Um relatório anterior, de 2011, sobre esse grupo de 491.367 participantes havia encontrado uma associação entre melanoma e maior ingestão de peixe. O atual estende a análise anterior, com mais acompanhamento, para analisar com mais detalhes a associação entre diferentes tipos de consumo de peixe e melanoma”, diz Michael Jones, epidemiologista do Instituto de Pesquisa do Câncer, em Londres.

Mais investigação

Segundo ele, os resultados encontrados foram estatisticamente significativos. Portanto, é pouco provável que sejam aleatórios.

“É possível que as pessoas que consomem mais peixe tenham outros hábitos de vida que aumentam o risco de melanoma”, pondera Jones.

“Os autores consideraram isso e ajustaram para alguns fatores potencialmente confundidores. No entanto, como eles reconhecem, esse é um estudo observacional, e é possível que existam fatores (conhecidos e desconhecidos) para os quais os pesquisadores não ajustaram ou não ajustaram suficientemente bem”, diz.

Correio Braziliense

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Senar Piauí realiza capacitação para técnicos em enfermagem do Programa Saúde no Campo

O evento acontece no auditório da regional, em Teresina, e está sendo ministrado por Leilane Oliveira, assessora técnica do...

Themístocles Filho faz mistério para 2026: “deixa eu onde estou”

O cargo ocupado pelo emedebista é cobiçado pelos demais partidos da base aliada ao governador Rafael Fonteles (PT). O vice-governador...

Deputado Marcus Vinícius recebe solicitação para construção de uma praça no Residencial Bela Vista em Floriano

O pedido partiu do vereador Edvaldo Araújo (PT), que representou o anseio da comunidade do bairro Nossa Senhora da...

FPM: 1º decêndio de abril será creditado para as prefeituras nesta quinta-feira, 10

Esse 1º decêndio, geralmente, sempre é o maior do mês e representa quase a metade do valor esperado para...
spot_img

Preços dos alimentos cairão mais nas próximas semanas, diz ministro

Segundo Fávaro, ovos ficarão mais baratos depois da Páscoa A recente queda global nos preços das commodities (bens primários com cotação internacional)...

Negociação individual é fim do multilateralismo, diz Lula sobre tarifaços

Presidente cita efeito devastador e briga pessoal de Trump com China O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a...
spot_img

Posts Recomendados