Pesquisa eleitoral: 45% não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro, e 42% em Lula

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Números estão na pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA que entrevistou 1.500 eleitores de todo o Brasil entre os dias 19 e 24 de agosto.

Questionados em qual candidato a presidente não votariam de jeito nenhum na eleição de outubro, 45% dos brasileiros respondem Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem logo em seguida, com 42% de rejeição. Ciro Gomes, do PDT, tem 19%. A pergunta faz parte da pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, divulgada no dia 25 de agosto, e os entrevistados podiam marcar mais de um nome.

(Miguel Schincariol/Nelson Almeida/AFP/Getty Images)

Há um mês, Bolsonaro tinha 46% de rejeição, e Lula, 40%, ou seja, oscilaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na sondagem de julho, Ciro Gomes tinha os mesmos 19%.

Para um candidato à reeleição e a pouco mais de um mês do pleito, ter uma rejeição mais alta que os oponentes é algo que pode dificultar uma vitória, na opinião de Maurício Moura, fundador do IDEIA. O pesquisador ainda destaca que naturalmente um presidente em exercício e um ex-presidente vão ter uma taxa de rejeição maior que os demais candidatos por serem mais conhecidos da população.

“O saldo da avaliação do governo do Bolsonaro ainda é deficitário. E esse resultado tem impacto obviamente no potencial eleitoral dele. O teto de rejeição é maior do que o do ex-presidente Lula. Dessa maneira, continuo acreditando que vai ganhar quem tiver uma rejeição menor”, diz.

Foram ouvidas para esta pesquisa de agosto 1.500 pessoas entre os dias 19 e 24 de agosto. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A sondagem foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02405/2022. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja o relatório completo.

Outro dado da pesquisa EXAME/IDEIA que reflete índice de rejeição é a pergunta sobre se Bolsonaro merece ou não ser reeleito. Entre os eleitores, 44% dizem que o atual presidente merece mais uma chance no comando do poder Executivo. Este número era de 41% há um mês. Os que não dariam um novo mandato a Bolsonaro somam 50%. Em agosto eles eram 53%.

Primeiro turno: 8 pontos de distância entre Lula e Bolsonaro

A taxa de rejeição ajuda a entender alguns números de intenção de voto no primeiro turno. Em uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados previamente, Lula tem 44% das intenções de voto, mesmo número registrado na pesquisa feita há um mês. Já Bolsonaro saiu de 33% para 36%. O aumento está no limite da margem de erro da pesquisa.

Ciro Gomes aparece com 9%, e Simone Tebet (MDB), 4%. Os demais candidatos fizeram 1% ou não pontuam. Brancos e Nulos somam 2%, e aqueles eleitores que dizem que não sabem são 3%.

Maurício Moura explica que apesar da alta taxa de rejeição de Lula e de Bolsonaro, eles despontam em primeiro e segundo lugar. Isso ocorre porque há votos antipetista e antibolsonarista. Esses dois sentimentos de rejeição levam o eleitor a escolher o candidato que ele ache mais antagonista, polarizando o pleito.

Em uma simulação de segundo turno, a disputa entre Lula e Bolsonaro ficou estável, se comparado com a última pesquisa. O petista tem 49%, ante 47% em julho. O atual ocupante do Palácio do Planalto pontuou 40%, e há um mês tinha 37%. Os dois crescimentos estão dentro da margem de erro da pesquisa.

EXAME/IDEIA ainda testou outros quatro cenários de segundo turno. Lula venceria Tebet (46% X 26%), e Ciro Gomes (43% X 31%). Bolsonaro seria vitorioso em uma disputa contra Ciro Gomes (38% X 34%), e também contra Tebet (40% X 25%).

Por Gilson Garrett Jr/Exame.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sai ranking das profissões que pagam mais de R$ 15 mil por mês

A análise principal partiu da consideração média salarial de profissionais com empregos formais. Se você procura uma recolocação no mercado...

Treinar em casa é tão eficaz para perda de peso quanto ir à academia?

Segundo uma pesquisa de Harvard, os gastos calóricos são altos em ambas as modalidades Nos últimos anos, fazer as atividades...

Governador do Piauí sanciona lei que cria a primeira Secretaria de Inteligência Artificial

Com essa iniciativa, o Piauí se torna o primeiro do país a criar uma pasta específica para desenvolver a...

Ministro do STF, Nunes Marques manda Maranhão pagar R$ 430 milhões a advogados

Decisão de bloquear 15% de recursos do precatório milionário destinado a profissionais da educação foi tomada de maneira monocrática...
spot_img

Reforma do acesso ao Mirante do Gritador vai melhorar turismo em Pedro II

Rafael Fonteles entregou recuperação de trecho de 12 km da rodovia que liga o centro da cidade ao famoso...

Rio Grande do Sul contabiliza meio milhão de pessoas afetadas pelas chuvas

Dos 497 municípios, pelo menos 317 sofrem consequências dos temporais As fortes chuvas que atingem o estado do Rio Grande...
spot_img

Posts Recomendados