Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí confirma mais cinco casos de varíola dos macacos; total chega a 15

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O município com maior número de casos confirmados é Teresina, com 15, seguido de Parnaíba e Batalha, com 1 caso cada.

O Piauí confirmou cinco novos casos de varíola dos macacos, também conhecida como “monkeypox”, nesta terça-feira (4). Os cinco casos novos são de pacientes que residem na cidade de Teresina, que possui o maior número de casos no estado – 13 no total. Os outros casos são de Parnaíba e Batalha, com 1 caso cada uma.

Do total, 10 dos 15 casos foram diagnosticados em jovens com idade entre 20 a 29, a maioria do sexo masculino. As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Piauí confirma mais cinco casos de varíola dos macacos; total chega a 15

Na região conhecida como “Entre Rios”, que compreende a capital piauiense, 32 casos seguem em investigação e 38 foram descartados.

Em todo o estado, 148 casos foram notificados, dos quais 54 casos seguem em suspeita, sendo que 69 já foram descartados.

Segundo Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, diariamente o estado do Piauí realiza o monitoramento, em todos os sistemas de vigilância dos municípios e do estado para ter uma visibilidade sobre o contexto a nível nacional da doença.

“Chamamos a atenção para que os municípios diante de um caso clínico notifiquem os casos para que sejam investigados, confirmados ou descartados. A confirmação é feita através da coleta de exames para fechamento do diagnóstico. Os casos não são encerrados com diagnósticos clínicos, porque a patologia se assemelha a varicela. Daí a necessidade de se ter a confirmação pelo exame laboratorial”, explica Amélia.

A coordenadora reforça ainda que qualquer faixa etária apresentando sinais e sintomas é de extrema importância para a vigilância do município notificar, investigar e principalmente colher material para que o diagnóstico seja confirmado pelo exame laboratorial.

O secretário de Saúde, Neris Júnior, explicou que o estado segue em alerta para identificar e isolar novos casos. “Estamos atentos e orientando sempre os municípios, sobre a importância da coleta do material e acompanhamento dos pacientes suspeitos, com isolamento, até a confirmação do caso”, explicou o gestor.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Governo Lula abre 3,1 mil novas vagas para Mais Médicos

Inscrições começam na segunda-feira (5) Os médicos interessados em aderir ao programa Mais Médicos podem se inscrever a partir desta segunda-feira...

Ministro Alexandre Silveira prevê reforma do setor elétrico por MP em 15 dias

Mudanças incluem abertura do mercado livre de energia e benefícios para baixa renda O ministro de Minas e Energia, Alexandre...

Fraude no INSS: Plano do governo prevê canal para vítimas pedirem devolução de dinheiro

Plano prevê canal específico para formalizar pedidos de devolução; expectativa é que o governo faça o ressarcimento e recupere...

Cursinho popular tem até 6 de maio para inscrição em programa do MEC

Instituição selecionada terá R$ 163,2 mil de apoio financeiro O prazo para os cursinhos populares e comunitários inscreverem suas propostas para a...
spot_img

Quase 1 metro de diferença: maior e menor cachorro se encontram

O dogue alemão Reginald mede 1,007 metro; Pearl é uma chihuahua da Flórida de que tem apenas 9,14 centímetros....

OAB lança campanha contra golpe do falso advogado

Os golpistas utilizam nomes e números de inscrição falsos Diante do crescimento alarmante de crimes cometidos por falsários que se...
spot_img

Posts Recomendados