Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí confirma mais cinco casos de varíola dos macacos; total chega a 15

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O município com maior número de casos confirmados é Teresina, com 15, seguido de Parnaíba e Batalha, com 1 caso cada.

O Piauí confirmou cinco novos casos de varíola dos macacos, também conhecida como “monkeypox”, nesta terça-feira (4). Os cinco casos novos são de pacientes que residem na cidade de Teresina, que possui o maior número de casos no estado – 13 no total. Os outros casos são de Parnaíba e Batalha, com 1 caso cada uma.

Do total, 10 dos 15 casos foram diagnosticados em jovens com idade entre 20 a 29, a maioria do sexo masculino. As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Piauí confirma mais cinco casos de varíola dos macacos; total chega a 15

Na região conhecida como “Entre Rios”, que compreende a capital piauiense, 32 casos seguem em investigação e 38 foram descartados.

Em todo o estado, 148 casos foram notificados, dos quais 54 casos seguem em suspeita, sendo que 69 já foram descartados.

Segundo Amélia Costa, coordenadora de epidemiologia da Sesapi, diariamente o estado do Piauí realiza o monitoramento, em todos os sistemas de vigilância dos municípios e do estado para ter uma visibilidade sobre o contexto a nível nacional da doença.

“Chamamos a atenção para que os municípios diante de um caso clínico notifiquem os casos para que sejam investigados, confirmados ou descartados. A confirmação é feita através da coleta de exames para fechamento do diagnóstico. Os casos não são encerrados com diagnósticos clínicos, porque a patologia se assemelha a varicela. Daí a necessidade de se ter a confirmação pelo exame laboratorial”, explica Amélia.

A coordenadora reforça ainda que qualquer faixa etária apresentando sinais e sintomas é de extrema importância para a vigilância do município notificar, investigar e principalmente colher material para que o diagnóstico seja confirmado pelo exame laboratorial.

O secretário de Saúde, Neris Júnior, explicou que o estado segue em alerta para identificar e isolar novos casos. “Estamos atentos e orientando sempre os municípios, sobre a importância da coleta do material e acompanhamento dos pacientes suspeitos, com isolamento, até a confirmação do caso”, explicou o gestor.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Artesãos de Guadalupe recebem capacitação para ampliar presença no mercado e gerar renda

Por Gleison Fernandes A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Sala do Empreendedor, em parceria com o Sebrae-PI, realizou na...

Teresinenses ganham bolo, mas seguem à espera das obras

Passados quase oito meses da nova gestão, os teresinenses ainda aguardam o cumprimento de promessas de Silvio Mendes. Neste sábado,...

Cadastro Único responde por 80% dos empregos gerados no Caged no primeiro semestre de 2025

Dados revelam um avanço na participação das mulheres no mercado de trabalho. Entre os inscritos no Cadastro Único, elas...

Exportações do Brasil crescem mais de 50% com recuperação econômica da Argentina

Exportações para a Argentina passaram dos dez bilhões de dólares nos sete primeiros meses do ano, uma alta de...
spot_img

Rafael participa de comemorações pelo aniversário de Teresina e destaca ações do governo do estado na capital

O governador participou da missa em ação de graças pelos 173 anos da cidade de Teresina e inaugurou obras O...

Ministério da Saúde oferta tecnologia inovadora 100% nacional para detectar câncer do colo do útero no SUS

Medida do programa Agora Tem Especialistas, novo teste molecular de DNA-HPV será implementado de forma gradativa em 12 estados....
spot_img

Posts Recomendados