Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí deve começar uso de câmeras corporais em maio; 700 serão implantadas até o fim do semestre

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Com a instituição de uso obrigatório de câmeras corporais por policiais no Piauí, a Secretaria de Segurança Pública já prevê a aquisição de 700 câmeras corporais no primeiro semestre de 2025.

O coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento de Operações da PM-PI e responsável pela implementação do monitoramento, informou que o policial militar vai receber a câmera que tem imagens destinadas a um sistema.

Esse sistema ficará à disposição para utilização em investigações e defesa do policial. Inicialmente os policiais de trânsito serão beneficiados.

“As câmeras corporais no Piauí vão passar por dois processos. O primeiro é uma aquisição feita pela Secretaria de Segurança de 100 câmeras implantadas principalmente na área do trânsito. Já estamos com uma equipe fazendo toda a instalação do suporte necessário para que essas câmeras sejam implantadas e acredito que ainda no mês de maio teremos elas em funcionamento”, afirma.

A previsão é que ainda no primeiro semestre, o sistema de câmeras de monitoramento seja implantado em 600 policiais, nas cidades de Teresina e Parnaíba.

O recurso desse novo lote vem do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão específico singular do governo federal do Brasil, é responsável por formular políticas, diretrizes e ações para a segurança pública no país.

“É um projeto do Governo Federal onde o Piauí foi o primeiro estado a apresentar o projeto, ser aprovado pela Senasp e adquirir esse material que já está em um processo de licitação, porque no caso das câmeras pela Senasp é destinado o recurso para Secretaria de Segurança Pública do Piauí e essa secretaria faz a aquisição das câmeras e do sistema. São um total de 600 câmeras que serão utilizadas em Teresina e Parnaíba”, explica o coronel Jacks Galvão.

Segundo o coronel Jacks Galvão, a escolha para utilização inicial do monitoramento em guardas de trânsito se deve pela baixa observação e monitoramento.

“Identificamos que é uma área que é muito carente de observar, de policiar, então foi escolhido nesse primeiro momento, mas teremos logo mais 600 câmeras que vão contemplar todas as modalidades de policiamento. Acredito ainda que no primeiro semestre”, encerra.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

“Desejo sucesso a todos que estão concorrendo às 173 vagas”, diz Jesse James sobre concurso de Guadalupe com 9.167 inscritos

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O concurso público da Prefeitura Municipal de Guadalupe, que oferta 173 vagas para...

Produtores familiares do Piauí exportam algodão orgânico para mercado francês

Cerca de 150 famílias do semiárido piauiense vêm desenvolvendo uma produção diferenciada de algodão orgânico certificado, matéria-prima de tênis...

Estudo descobre que dormir demais aumenta o risco de morte. Saiba porquê

Estudos recentes indicam que dormir mais de nove horas pode ser prejudicial à saúde, aumentando o risco de morte....

Ministro Wellington Dias participa da divulgação do Mapa da Fome no mundo nesta segunda-feira na Etiópia

Publicação da FAO e da ONU apresenta panorama atualizado da insegurança alimentar no mundo; ministro participa do lançamento e...
spot_img

Piauí é o estado mais seguro do Nordeste, revela Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Segundo o levantamento, a taxa de mortes violentas no estado ficou abaixo da média nacional no ano de 2024. Mais...

Produtores de mel piauienses buscam novos mercados em meio ao tarifaço do presidente americano

O Grupo Sama, um dos maiores exportadores do país, anunciou que está abrindo novas rotas comerciais, especialmente na Europa...
spot_img

Posts Recomendados