Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí terá safra recorde de grãos em 2020; produção em alta, o que falta é estrada.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O cerrado piauiense é responsável por quase 91% de toda a produção agrícola do Piauí. O Estado deve produzir 4,89 milhões de toneladas.

O IBGE divulgou nesta quarta-feira (11), os números da previsão da safra agrícola para o Piauí em 2020. O levantamento foi realizado em todos os 224 municípios do Estado no mês de janeiro e aponta um prognóstico de recorde histórico, alcançando 4,89 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 10,84% em relação à safra obtida em 2019, que foi de 4,42 milhões de toneladas.

A soja é o principal produto da agricultura piauiense, com cerca de 52% da produção, seguido do milho com cerca de 42%. O prognóstico é de que a safra de soja atinja 2,56 milhões de toneladas de grãos em 2020, um aumento de 10,15% em relação a 2019, quando atingiu 2,32 milhões de toneladas.

O cerrado piauiense é responsável por quase 91% de toda a produção agrícola do Piauí. Para o milho, a expectativa é de uma safra da ordem de 2,07 milhões de toneladas, um aumento de 12,85% em comparação ao colhido em 2019, que foi de 1,83 milhões de toneladas.

Na produção de feijão, espera-se uma safra de cerca de 100 mil toneladas, um crescimento de 28,22% em relação ao obtido em 2019, que foi de cerca de 78 mil toneladas.

Estima-se ainda uma safra da ordem de cerca de 97 mil toneladas de arroz, um aumento de 23,86% comparado à produção de 2019, que atingiu cerca de 78 mil toneladas;

O prognóstico do algodão também é positivo e aponta para uma safra de cerca de 48 mil toneladas, crescimento de 26,64% em relação ao ano de 2019 quando a safra atingiu cerca de 38 mil toneladas.

Na lavoura permanente o destaque é a castanha de caju, com prognóstico de crescimento da safra de cerca de 10%. O acompanhamento da safra é realizado através de pesquisas periódicas, segundo o calendário agrícola das culturas.

A metodologia consiste no levantamento das informações através de reuniões realizadas em todos os municípios e consolidada com uma reunião Estadual, envolvendo os agentes das áreas pública e privada – instituições financeiras, órgãos de pesquisas, extensão rural, secretarias de agricultura, sindicatos de trabalhadores rurais, cooperativas, associações.

Por Carol Durães/Meio Norte

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Gestantes de Guadalupe recebem orientações e participam de sorteios em ação do Agosto Dourado

Por Gleison Fernandes. Na manhã desta quarta-feira (13), a Secretaria Municipal de Saúde de Guadalupe promoveu um encontro especial com...

Deputados Dr. Marcus Vinícius e Francisco Costa participam de reunião no MEC para viabilizar curso de Medicina em Floriano

"Nossa expectativa é que, no início do primeiro semestre de 2026, a primeira turma de Medicina inicie suas aulas...

Seduc abre seleção para professores e técnicos em áreas estratégicas da rede estadual

As vagas são para professor substituto, técnico de nível superior e técnico de nível médio, com remuneração de R$...

IBGE anuncia processo seletivo com 9.580 vagas em todo o Brasil

Contratos podem durar até três anos O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e o Ministério...
spot_img

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por...

Projeto de regulamentação das redes sociais será enviado ao Congresso, diz Lula

A fala ocorreu após a repercussão do vídeo do youtuber Felca, que criticou a sexualização de crianças. O presidente Luiz...
spot_img

Posts Recomendados