Piauí é destaque no cenário nacional da produção de energia solar

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O estado está à frente de outros grandes produtores e alcançou o índice de 1.147,4 megawatts, segundo levantamento da Absolar.

O Piauí ocupa a primeira posição entre nove estados das regiões Norte, Nordeste e Sudeste avaliados no último levantamento publicado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). A entidade considerou a potência instalada, empreendimentos em construção e a construir. O estado alcançou o índice de 1.147,4 megawatts, à frente do Ceará (910 MW) e Bahia (804 MW), deixando para trás ainda Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Tocantins.

O demonstrativo indica que o Piauí está na ponta, quanto aos empreendimentos em construção. Parques projetados para funcionar nas regiões de São João do Piauí e São Gonçalo do Gurguéia devem produzir, juntos, 104 megawatts de potência, e quando concluídos vão reafirmar o destaque piauiense no cenário nacional de geração energia limpa.

“Primeiro, temos matéria-prima constantes ao longo de todo o ano. Segundo, temos pontos de conexão, os linhões de transmissão e subestações de energia próximos dos pontos de geração, o que barateia os empreendimentos”, explica Wilson Brandão, secretário de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis.

A atração de empresas geradoras de energia verde reflete diretamente na economia e qualidade de vida de quem vive nos municípios escolhidos. Números da Secretaria de Estado da Mineração, Petróleo e Energias Renováveis (Seminper) apontam  que estas empresas empregam atualmente mais de 3 mil piauienses.

No raio dos parques e canteiros de obras, forma-se uma cadeia de atividades, incluindo hospedagem, alimentação, transporte, venda de autopeças, combustíveis, manutenção de veículos, entre outras.

Segundo o levantamento da Absolar, o Piauí é o segundo no ranking entre os estados com mais empreendimentos a construir (300 MW), ficando atrás apenas do Ceará (697 MW). Pela análise da Seminper, pelo menos nos próximos 15 anos a economia se manterá aquecida no setor de energias renováveis no Piauí.

O Governo do Estado apoia os novos investidores, assegurando compromisso com o desenvolvimento da população impactada. A exploração de energias solar e eólica requer a assinatura de protocolos garantindo contratação de  mão-de-obra local e execução de ações sociais em áreas como educação e saúde.

“A Seminper faz o link entre as empresas que chegam e órgãos do Estado. Dá os encaminhamentos para licenciamentos e incentivos fiscais. Sabemos a importância do empreendimento. Temos um governador que apoia os órgãos e as empresas. Facilitamos o que é possível, mas exigimos que as empresas cumpram suas obrigações”, finaliza Brandão.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Presidente da Câmara, Dr. Dilson Barbosa dedica mensagem aos trabalhadores de Guadalupe

Dia do Trabalhador. O Presidente da Câmara Municipal de Guadalupe, Dr. Dilson Barbosa, expressou sua gratidão aos trabalhadores do município...

Mari Fernandez assina com a Som Livre o maior contrato já oferecido a uma artista mulher

Mari Fernandez agora faz parte do time de estrelas da Som Livre. Nesta terça-feira (30), a cantora assinou contrato...

Saúde de Jerumenha acompanha pacientes no Mutirão de Catarata em Floriano, 96 cirurgias realizadas

Os pacientes de Jerumenha foram submetidos aos procedimentos no Hospital Regional Tibério Nunes. No Mutirão de Catarata realizado em Floriano,...

Centro de Inteligência da Sesapi vai monitorar serviços da Saúde, filas de cirurgias e vacinas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) lançou uma nova ferramenta para monitorar os serviços de saúde nos 224 municípios...
spot_img

Petrobras atrasa reajustes nos combustíveis, mas não deixa de repassar alta, diz estudo

Mudança na política de preços da Petrobras completa um ano em maio. Estatal deixou de seguir mercado internacional como...

Curso “Direito e Desenvolvimento” vai contribuir para a formulação de políticas sociais no país

Formação tem como objetivo apresentar ao público da advocacia pública e aos novos membros da Advocacia-Geral da União (AGU)...
spot_img

Posts Recomendados