Piauí é o estado onde menos se usa cinto de segurança, segundo IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Piauí, 2.540 pessoas foram autuadas pela PRF devido a não utilização do cinto em 2021. Em 2022, esse número já chegou a 903 autuações.

Dados de uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que o Piauí onde menos se usa o cinto de segurança. Segundo a pesquisa, apenas 54,9% das pessoas com 18 anos ou mais que dirigem ou andam no banco da frente utilizam o acessório.

Piauí é o estado onde menos se usa cinto de segurança

O uso do item é ainda menos frequente entre quem anda no banco de trás dos veículos: apenas 35,2% dos passageiros o utilizam. A pesquisa é de 2019, mas desde o acidente do ex-BBB Rodrigo Mussi no último dia 31 de março, o assunto tem ganhado cada vez mais repercussão.

O acidente aconteceu na Marginal Pinheiros, próximo à ponte Eusébio Matoso, em São Paulo. Rodrigo estava em um carro de viagem por aplicativo quando o motorista colidiu na traseira de um caminhão. O condutor, que utilizava cinto de segurança, não sofreu ferimentos, enquanto Rodrigo – que não estava utilizando o item – teve uma fratura na perna direita, lesões na coluna e sofreu traumatismo craniano.

A advogada Samira Leite foi vítima de um acidente de carro em 2018 e acredita que ela, o pai e três amigos sofreram apenas lesões leves devido ao acessório de segurança.

“Estávamos indo para o Círio de Nazaré, em Belém do Pará. Dormimos em Santa Inês, no Maranhão, para prosseguir a viagem, mas não conhecíamos a estrada e fomos surpreendidos por vários buracos. Meu amigo que dirigia acabou perdendo o controle e o carro capotou, foi parar do outro lado da estrada e só parou porque tinha uma cerca. Tivemos apenas ferimentos leves e muito disso em virtude do cinto de segurança”, relatou a advogada.

A inspetora De Menezes, relações públicas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Piauí, lembra que o uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes de um carro, conforme o artigo 65 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no entanto, é uma das infrações de trânsito mais registradas nas rodovias do país.

“É uma conduta de segurança que ainda não é feita por muitos motoristas”, completa a inspetora.

O descumprimento do uso do acessório é considerado infração grave ou gravíssima, gerar multa de R$ 195,23 e até cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

No Piauí, 2.540 pessoas foram autuadas pela PRF devido a não utilização do cinto em 2021. Em 2022, esse número já chegou a 903 autuações.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júnior Nato lidera em todos os cenários, na espontânea, estimulada e tem aprovação de 89,04%, aponta pesquisa realizada em Jerumenha pelo Datamax

O instituto ouviu 301 eleitores no período de 23 a 24 de abril nas zonas rural e urbana do...

Alexandre de Moraes suspende lei que concedia autonomia a clubes de tiro

Ministro atendeu a pedido apresentado pelo PT, que questionou uma lei municipal de Ribeirão Preto (SP). O ministro Alexandre de...

Unidades Básicas de Saúde de Floriano recebem novas câmaras frias

A secretária de saúde, Caroline Reis, destacou a importância dos novos equipamentos para o bom funcionamento dos serviços de...

Rafael Fonteles sanciona reajuste salarial de 5,35% aos professores

Reajuste é baseado na lei nº 8.316, de 07 de março, e entrou em vigor a partir desse 1º...
spot_img

Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo

Novo status sanitário será submetido à organização internacional O governo federal informou nesta quinta-feira (2) que o Brasil se tornou...

Rio Grande do Sul já registra 29 mortes por causa das chuvas

Número de desaparecidos chega a 60 O Rio Grande do Sul já registra 29 mortes em decorrência das chuvas que...
spot_img

Posts Recomendados