Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas no estado gaúcho.
O Governo do Piauí encaminhou ajuda humanitária ao estado do Rio Grande do Sul, que sofre com as enchentes provocadas pelas chuvas intensas dos últimos dias. Chegou a 66 o número de pessoas mortas pelas fortes chuvas, conforme o último boletim da Defesa Civil divulgado às 9h deste domingo (5).

O Piauí disponibilizou uma aeronave, três pick-ups, dois barcos e 10 bombeiros militares. Em pronunciamento nas redes sociais, o governador Rafael Fonteles (PT-PI) prestou solidariedade às famílias desabrigadas.
“Gostaria de expressar nossa solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que tem sofrido bastante em função das fortes chuvas dos últimos dias. Colocamo-nos à disposição do governador, Eduardo Leite, para ajudar no que for possível”, escreveu.
O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom) tem sido responsável pela coordenação do envio de efetivo e de recursos dos demais estados, através de seu gabinete de gestão de crises.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI), coronel José Rêgo, garantiu o preparo da equipe piauiense para os serviços de resgate.
“O momento é de extrema atenção e delicadeza diante do cenário de desastre no Rio Grande do Sul. O CBMEPI se põe à disposição para prestar apoio de maneira firme e consciente, entendendo que a situação exige suporte de todos os lados, pois o objetivo é manter a população segura”, afirmou.
Cheia histórica no Rio Grande do Sul
O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado do Rio Grande do Sul em setembro de 2023, quando 54 pessoas morreram devido à passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.
As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 80,5 mil desalojados e 15,1 mil desabrigados. Ao todo, as chuvas já afetaram 707,1 mil pessoas no estado. Dos 497 municípios gaúchos, 332 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 66% das cidades do RS.
Ainda de acordo com o governo do Rio Grande do Sul, mais de 420 mil pontos no estado seguem sem energia elétrica e 839 mil residências (27%) sem abastecimento de água.
As chuvas também provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo (5), são registrados 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.
Fonte: Com informações da Agência Brasil.