Anúncio foi feito neste domingo (12) pelo governador Rafael Fonteles. Recursos vão permitir também a construção da ponte ferroviária sobre o rio Poti.
O governador Rafael Fonteles usou suas redes sociais para anunciar neste domingo (12) que o Governo do Piauí firmou dois novos contratos com a Caixa Econômica Federal e com o Ministério das Cidades para obras no metrô de Teresina. Este é o segundo acordo firmado de operações de crédito entre o ente federal e o Piauí anunciado pelo governador neste mês. No último dia 07, a Caixa fechou com o Estado empréstimos no valor de R$ 97 milhões destinados à compra de composições ferroviárias.
Na rede social X, Rafael Fonteles afirmou que estes novos contratos no valor de R$ 335 milhões serão para a construção de três novas estações nos bairros Mafuá, São João e Piçarra e a modernização das cinco já existentes na linha do metrô. O Governo também vai adquirir com este montante três novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). “Além disso, obras como a ponte ferroviária sobre o Rio Poti e a duplicação da via férrea vão garantir mais eficiência, agilidade e segurança para a população”, disse o governador.
Também está previsto no contrato firmado com a Caixa recursos para a implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações e um Centro de Controle Operacional para o metrô de Teresina.
O metrô de Teresina já está operando desde o início do mês com tarifa zero. Dados do Governo apontam que houve aumento de 40% no número de usuários do metrô desde a implantação da gratuidade no serviço. Entre as obras no sistema metroviário da capital, já foram entregues a Nova Estação do bairro Colorado e a reforma da Estação Histórica de Teresina.
Atualmente, o metrô de Teresina percorre uma linha férrea de 13,5 km entre a zona Sudeste e o Centro da cidade. A previsão do governo é que com as novas construções e a modernização do serviço, o intervalo entre os trens reduza e a capacidade de passageiros aumente.