Piauí inicia última campanha de vacinação contra a aftosa com foco na exportação de carne bovina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A meta é imunizar o rebanho bovino piauiense e garantir a segurança da produção em âmbito nacional e internacional.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta segunda-feira (1º), do lançamento da Campanha Vacinação Contra a Febre Aftosa, em uma fazenda no Povoado Coroatá, zona rural de Teresina. A campanha, que segue até o dia 30 de abril, tem como meta vacinar 2 milhões de cabeças de gado. O foco dessa última etapa de vacinação, que garante o gado piauiense livre da aftosa, mesmo sem campanhas massivas de imunização, é garantir que o Piauí ganhe o selo para exportação da proteína animal.

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria de nº 665, de 21 de março de 2024, que reconhece nacionalmente o estado do Piauí como livre da doença sem vacinação, uma conquista histórica para a pecuária do estado. A meta agora é que a produção seja reconhecida internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), em maio de 2025, garantindo um processo de exportação mais seguro.

Lançamento da Campanha Febre Aftosa na Fazenda JM3.jpeg

O governador destaca que a meta é chegar a 4 milhões de cabeças de gado no Piauí com o aumento da produção estimulada pelo mercado internacional. Rafael ressaltou ainda os investimentos no setor, com o lançamento da pedra fundamental de frigoríficos em Ribeiro Gonçalves e Socorro do Piauí, além de um empreendimento de laticínios em Cristino Castro.

“Isso garante acesso a mais mercados para gerar oportunidade de trabalho e renda para o nosso povo. Chegar ao status de livre da aftosa sem vacinação é também uma grande vitória da nossa pecuária, que vai poder agora alcançar novos patamares em termos de comercialização da nossa produção”, ressalta o gestor. 


O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), Fábio Abreu, considera que a pecuária é um importante setor econômico que está em ascensão no Piauí. “Sempre buscamos uma meta acima do que o Ministério da Agricultura determina. Foi estabelecido 90%, nós chegamos na última a 97,3%. Queremos chegar a 100%, afinal, é a última etapa de vacinação do Piauí”, revela o gestor.

Lançamento da Campanha Febre Aftosa na Fazenda JM15.jpeg
O deputado estadual João Mádison, proprietário da Fazenda JM, que sediou o lançamento da campanha, destaca que a última vacinação contra a aftosa é simbólica e marca uma vitória para os criadores. “Nós estamos muito alegres, porque a partir de hoje, neste lançamento, estamos livres, sem vacinação. Isso é muito importante para o criador, para o pecuarista e para aqueles que fazem negócio com a pecuária. Agrega valor ao gado do Piauí”, analisa o criador.

Lançamento da Campanha Febre Aftosa na Fazenda JM13.jpeg

Sobre a aftosa

A febre aftosa é uma doença causada por vírus da família picornaviridae. Muito contagiosa, a enfermidade pode acometer criações inteiras. Com as campanhas de vacinação, o Piauí não registra casos da doença e garante qualidade de produção, podendo, então, suspender a obrigatoriedade de vacinação do gado.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Novos pontos de descanso em rodoviárias federais para motorista estão previstas em 2025

A portaria que cria a política pública foi publicado no diário oficial na sexta (19). Novos pontos de descanso para...

Pré-candidata a prefeita de Landri Sales destaca origem política e projetos em entrevista exclusiva à Rádio Cidade Luz

Adriana Sá destacou sua origem política, projetos para Landri Sales e comentou sobre o rompimento do atual prefeito com...

Mussoline Guedes destaca pioneirismo do Piauí no uso de IA em encontro de secretários de comunicação

O coordenador participou do 4º Fórum Nacional das Secretarias Estaduais de Comunicação, em Belém do Pará. O coordenador de Comunicação...

Rafael Fonteles anuncia parceria com a Meta para capacitar jovens em tecnologia e marketing digital

Assinatura do termo de cooperação entre a Meta, Seduc e IFPI, vai ocorreu no dia 25 de abril, durante...
spot_img

Governador entrega mais de 100 km de rodovias recuperadas e autoriza obras em São Lourenço do Piauí

Rafael Fonteles autorizou obras nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, mobilidade e abastecimento de água. Cumprindo agenda no interior do...

Bolsa Família reduz desigualdades no Brasil, aponta PNAD Contínua do IBGE

Proporção de domicílios com pelo menos um beneficiário do programa chegou ao maior patamar da série histórica, com 19% Pesquisa...
spot_img

Posts Recomendados