Piauí já ajuizou mais de 540 processos contra planos de saúde em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os principais motivos que levam os consumidores a ingressarem com ações as negativas envolvem procedimentos de alto custo.

No início deste mês, o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/MPPI), ajuizou uma Ação Civil Pública contra a operadora de plano de saúde Humana Saúde Nordeste LTDA. A ação solicita compensação por danos morais coletivos em razão da interrupção no tratamento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Paralisia Cerebral e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Piauí já ajuizou mais de 540 processos contra planos de saúde em 2025

Mas essa não é uma ação isolada. Nos dois últimos anos, cresceu o número de processos ajuizados contra planos de saúde no estado. Segundo dados do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), até o momento, em 2025, foram abertos 549 processos relacionados à temática da saúde suplementar. Em 2024, 691 processos foram ajuizados relativos a planos de saúde.

Segundo o advogado especialista em Direito Médico e da Saúde, Victor Bona, os principais motivos que levam os consumidores a ingressarem com ações contra os planos de saúde são as negativas indevidas, especialmente daquelas que envolvem procedimentos de alto custo para a operadora.

Geralmente, são negados procedimentos como tratamentos oncológicos, remédios de alto custo e cirurgias, como as cardíacas. A principal justificativa dada pelas operadoras para essas negativas é que se tratam de procedimentos que não constam no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde), mas já é pacificado que esse rol é apenas exemplificativo” disse Victor Bonaadvogado especialista em Direito Médico e da Saúde.

Nesses casos, a Justiça tem se posicionado favoravelmente aos consumidores. De acordo com Victor Bona, cerca de 90% das negativas conseguem ser revertidas quando o usuário ingressa com uma ação judicial. “Quando a operadora der uma negativa, alegando como principal justificativa que o procedimento não está no rol da ANS, já se deve acender um alerta sobre a possibilidade de essa recusa ser indevida”, reforça. O especialista orienta, ainda, que o paciente solicite essa negativa por escrito.

“Inclusive, entrou em vigor no dia 1º de julho a Resolução Normativa nº 623/2024, da ANS, que obriga os planos de saúde a apresentarem a negativa por escrito e de forma fundamentada. Entretanto, o consumidor pode também registrar uma reclamação junto à ANS. Se ainda assim não for resolvido, deve-se procurar um advogado especialista em Direito da Saúde para avaliar e reverter essa situação”, conclui Victor Bona.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Vice, Senado e sucessão: jogo de 2026 expõe fogo amigo entre Rafael e Wellington, ambos de olho em 2030

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Mesmo com o discurso público de unidade, os movimentos recentes do ministro do...

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...
spot_img

Posts Recomendados