Este modelo é ainda considerado novo no estado, visto que 65% das startups piauienses foram fundadas há pelo menos cinco anos.
A startup é um modelo de negócio que vem ganhando força nos últimos anos. No Piauí, conforme um mapeamento do Sebrae, há 310 startups em operação. O número de empresas neste formato cresceu cerca de 34% em relação ao ano passado, quando o estado possuía 230.

Alexis Chaves e Bruno Ibiapina são sócios de uma startup de entregas em Teresina. A empresa surgiu em 2019 e deu uma alavancada durante a pandemia da Covid-19.
“A gente via uma carência no setor de entregas em Teresina. Tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas precisavam entregar algo e não tinha essa demanda de entregadores para realizar as entregas”, contou Bruno.
Segundo o Mapeamento do Ecossistema de Startups no Piauí, estudo feito pelo Sebrae em 2022, 91% dessas empresas são formalizadas. Além disso, 69% delas estão situadas na capital piauiense.
Este modelo é ainda considerado novo no estado, visto que 65% das startups piauienses foram fundadas há pelo menos cinco anos, demonstrando “um ecossistema empreendedor majoritariamente jovem”. Em relação aos fundadores, 83% deles possuem mais de 30 anos.