Em 2021 o estado já registrou a realização de 22.064 mamografias de rastreamento e diagnóstico.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) deu início a campanha do Outubro Rosa, que busca conscientizar as mulheres e a sociedade sobre a importância de manter os cuidados com a saúde, da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer do colo do útero. A coordenadora de saúde da mulher da Sesapi, Auzeni Moura Fé, afirmou que em 2021, já foram registrados 275 novos casos de câncer de mama no Piauí.

“Prioritariamente o rastreamento do câncer de mama deve ser feito pelas mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos. Fora desse grupo alteração nos exames clínicos e indicação de médicos devem ser respeitadas para que possa ser feito um diagnóstico precoce de qualquer problema de saúde e um acompanhamento médico mais resolutivo. Em 2021 já foram registrados 275 novos casos de câncer de mama no Piauí, destes 70% foram diagnósticos em um estagio 2 ou 3, quando o ideal é um diagnóstico mais precoce”, explicou a coordenadora.
O Piauí atualmente conta com 57 mamógrafos, distribuídos em 17 municípios. Em 2021 o estado já registrou a realização de 22.064 mamografias de rastreamento e diagnóstico.
Entenda
Os sintomas iniciais de câncer de mama estão relacionados com alterações na mama, principalmente o surgimento de um pequeno nódulo indolor. Na doença metastática os sintomas vão depender dos órgãos envolvidos, sendo mais comum o acometimento dos ossos causando dores, do fígado (dor abdominal, náusea, icterícia) e pulmões (por exemplo, falta de respiração ou tosse). Até 15% das mulheres são diagnosticadas com câncer de mama devido à presença de uma massa mamária que não é detectada na mamografia e outros 30% apresentam massa mamária no intervalo entre as mamografias. Em qualquer um dos casos, um profissional deve ser procurado.