Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Piauí tem 19 cidades em emergência pela seca; Defesa Civil envia carros-pipa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os gestores destacam ainda que a falta de chuvas tem propiciado perca na produção agrícola e escassez nas pastagens para os rebanhos.

Mais dois municípios do Piauí, Dom Inocêncio e Padre Marcos, tiveram a situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional em virtude da estiagem. Ao todo, 19 cidades do estado já foram analisadas pelo Governo e estão sob decreto de emergência federal e 39 municípios sob decreto de emergência estadual.

Para tentar suprir a necessidade da população, a Defesa Civil Estadual informou ao que 55 carros-pipa foram distribuídos para atuar nas 39 cidades que o decreto estadual está em vigência.

Piauí tem 19 cidades em emergência pela seca; Defesa Civil envia carros-pipa

As cidades que estão sobre decreto federal são: Belém do Piauí, Acauã, Caridade do Piauí, São Raimundo Nonato, Campo Alegre do Fidalgo, Patos do Piauí, Simões, Francisco Macedo, Paulistana, Betânia do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, Vila Nova do Piauí, Dirceu Arcoverde, Vera Mendes, Curral Novo do Piauí, Coronel José Dias, Dom Inocêncio, Jacobina do Piauí e Padre Marcos.

Segundo as prefeituras de Dom Inocêncio e Padre Marcos, grande parte dos açudes, reservatórios e mananciais de águas superficiais estão operando com baixa capacidade ou não restabeleceram seus volumes de água.

Os gestores destacam ainda que a falta de chuvas tem propiciado perca na produção agrícola e escassez nas pastagens para os rebanhos.

O prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, contou à reportagem que os moradores da zona rural do município são os mais afetados com a falta de água provocada pela seca. Ele destacou que dois carros-pipa da defesa civil estão fazendo o abastecimento das cisternas dessa população.

A situação também se repete em São Raimundo Nonato que sofre com a seca nos barreiros da cidade. A prefeitura acrescentou que a zona rural também está sendo abastecida com os carros-pipa.

Recursos

Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

De acordo com o MDR, a solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Com informações do MDR

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Em Parnaíba, Julio Cesar recebe apoio de 12 vereadores e reforça pré-candidatura ao Senado

O parlamentar segue ampliando a sua base de apoio em todo o estado. O deputado federal Julio Cesar (PSD), pré-candidato...

Como aderir ao acordo para receber os descontos realizados indevidamente pelo INSS

A adesão pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios em todo o país Aposentados...

Abertura do Guadalupe Junina atrai grande público e destaca cultura local com 12 apresentações

Por Gleison Fernandes. O Guadalupe Junina 2025 começou na noite desta quinta-feira, 10 de julho, e já no primeiro dia...

Senadora Jussara Lima destaca a relevância do Programa Acredita do ministério de Wellington Dias

A parlamentar ressaltou a autonomia financeira das mulheres, vítimas de violência, apoiadas pelo programa do governo federal. Na quarta-feira, 09,...
spot_img

Senador Ciro Nogueira ataca Lula e defende as “Tarifas Bolsonaro” e ataques do presidente americano ao Brasil

Senador pelo Progressistas preferiu atacar Lula e defender interesses dos EUA a proteger a economia brasileira do tarifaço que...

Piauí conquista 1º Lugar em agilidade para abertura de empresas no Brasil

O estado, que já é campeão nacional com um tempo médio de 16 minutos para o registro empresarial, agora...
spot_img

Posts Recomendados