Piauí tem maior crescimento no número de pessoas que trabalham em casa no país

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A informação faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada pelo IBGE.

O Piauí teve o maior crescimento do país no percentual de pessoas que trabalham no próprio domicílio de residência porque não dispõem de estabelecimento exclusivo para o empreendimento.

A informação faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada nesta quarta-feira(26) pelo IBGE e que apresenta dados das características do mercado de trabalho brasileiro em 2019.

Em 2019, o percentual de pessoas trabalhando em casa no Piauí chegou a 8,7%. Em 2018, índice era de 5,8%. A variação de 2,9 pontos percentuais foi a maior do Brasil no período.

O percentual do Piauí (8,7%) é o segundo maior do país, ficando atrás do Ceará e do Rio Grande do Norte, ambos com 10%. A média nacional é de 6%.

Quanto ao percentual de trabalhadores que exercem suas atividades em estabelecimento do próprio empreendimento ao qual é vinculado, o Piauí possui o menor percentual do país (40,4%). Apesar disso, é o local de exercício do trabalho que concentra mais pessoas ocupadas no estado. A média brasileira é de 58,4%.

O Piauí tem o terceiro maior percentual (22,6%) de pessoas que trabalham em estabelecimentos rurais, como fazendas, sítios, granjas, chácaras e etc. O valor fica bem acima da média do país (10,4%). Apenas Rondônia (27,3%) e Tocantins (23,3%) possuem percentuais superiores ao Piauí.

Cerca de 17,5% dos trabalhadores do Piauí exercem suas atividades em local designado pelo empregador, patrão ou freguês, valor acima do verificado para o Brasil (14,2%). Aproximadamente 4,8% trabalham em veículos automotores no estado, enquanto esse percentual é de 5,1% no país.

Apenas 2,7% trabalham em via ou área pública no Piauí, abaixo da média nacional de 3,1%. Cerca de 1,6% trabalham em estabelecimentos de outros empreendimentos no Piauí, valor que é igual ao verificado no Brasil. Somente 0,9% dos trabalhadores do Piauí desempenham suas funções em domicílio do empregador, patrão, sócio ou freguês, pouco abaixo da média do país (1%). Aproximadamente 0,8% trabalham em outros locais no Piauí, percentual que é de apenas 0,2% no Brasil.

Informalidade

No Piauí, 89,7% dos trabalhadores por conta própria não possuem registro em CNPJ, ou seja, estão atuando na informalidade. Esse percentual também é alto no Brasil (79,9%).

O estado em que a proporção é menor é o Paraná, com 68,1% dos trabalhadores por conta própria sem registro em CNPJ.

No Piauí, o percentual de pessoas ocupadas como conta própria com registro em CNPJ diminuiu entre 2018 e 2019: era 10,7% em 2018 e passou a 10,3% em 2019.

Considerando o período de 2012 a 2019, houve crescimento de 5,7 pontos percentuais, passando de 4,6% em 2012 para 10,3% em 2019.

Trabalhadores Sindicalizados

Com percentual de 23,9%, o Piauí é o estado com a maior proporção de trabalhadores sindicalizados do país, posição que mantém desde 2012. O estado com menor percentual de sindicalizados é Alagoas (6,1%). No Brasil, a média de trabalhadores sindicalizados é de 11,2%.

O Piauí tinha 1,2 milhão de pessoas ocupadas em 2019. Destas, cerca de 310 mil estavam associadas a sindicatos. Já no Brasil, das 94,6 milhões de pessoas ocupadas no período, cerca de 10,5 milhões eram sindicalizadas.

Com informações do IBGE

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Servidores da Prefeitura de Guadalupe participam do Curso sobre Licitações e Contratos promovidos pela APPM

A prefeita Neidinha Lima investe na atualização e formação de seus colaboradores, principalmente no que se refere às novas...

Qual o ovo mais saudável? Caipira, branco, orgânico ou de galinhas livres

Alimento garante saciedade, ajuda na formação dos músculos, protege os olhos e ainda favorece o funcionamento cerebral Rico em proteínas...

Piauí recebe primeiras doses da vacina contra a dengue; veja cidades

21 mil doses para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos serão divididas entre 31 cidades do Território...

Com cerca de 98% da capacidade do Lago de Boa Esperança já ocupada, a Chesf aumenta novamente a vazão em Guadalupe

Atualmente, o Reservatório de Boa Esperança encontra-se com 97,69% de seu volume útil. Com as recentes chuvas na Bacia do...
spot_img

Reajuste do transporte intermunicipal deve ser suspenso no Piauí

Medida foi uma das resoluções aprovadas durante a audiência pública na Alepi. A segunda parcela do reajuste na tarifa do...

Rafael Fonteles sanciona Lei de incentivo à doação e transplante de órgãos no Piauí

A medida do Executivo Estadual promove a discussão, o esclarecimento científico e a desmistificação do tema no estado. Foi sansionada...
spot_img

Posts Recomendados