Piauí terá comissão para monitorar casos de varíola do macaco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Varíola dos macacos — Foto: CDC/Associated Press

O Governo do Piauí vai formar uma comissão para para monitorar os desdobramentos a respeito do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. A informação foi anunciada pelo secretário de Saúde, Neris Júnior, na manhã desta segunda-feira (30).

Segundo Neris Júnior a decisão foi tomada no domingo (29) em reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Assim, grupos também serão formados em mais estados brasileiros.

“Ontem estivemos conversando com os colegas secretários de saúde, através do CONASS, e a ideia que temos é de manter um comitê formado em cada estado e estaremos discutindo até sexta-feira medidas que serão tomadas, sendo que a medida principal será a medida de vigilância, orientando a população”, destacou.

Varíola dos macacos — Foto: CDC/Associated Press

A comissão será formada por médicos e infectologistas, referências na área. O objetivo, de acordo com o gestor, é ter ações de prevenção coordenadas entre os governantes do Nordeste e para que os estados estejam preparado antecipadamente para tomar qualquer decisão necessária. Neris Junior informou que medidas devem ser anunciadas até (03).

“Serão formado por cientistas, trocando experiências, ações de maneira padrão. Vamos ter aquilo que tivemos no Piauí e nos estados do Nordeste, sempre estar em alerta, mas em caso de tomar alguma medida, que venha realmente a atacar a problemática e que traga uma resolução ao caso”, disse.

O diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, José Noronha, informou que, até o momento, nenhum caso da nova doença foi identificado ou segue em investigação no Piauí. Ele, porém, ressaltou que é necessário atenção ao novo vírus, uma vez que é preciso trabalhar com em caráter de prevenção.

“Olhamos com uma certa preocupação, porque ao falar em saúde pública, falamos principalmente em prevenção, tanto que estamos conversando sobre no nosso Centro Operações montarmos um comitê específico para esses casas”, disse.

Do Cidadeverde.com

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

‘Churrasco do brasileiro’: Preço da picanha cai, mas cerveja fica mais cara em 12 meses

Carnes, frango e linguiça estão mais em conta, mas pão de alho, vinagrete e bebidas se tornaram principais vilões...

Com investimento de R$ 3 milhões, governo do Piauí entrega escola “modelo” em tempo integral

Fundado em 1938, o Ceti Fenelon Castelo Branco foi totalmente reformado e requalificado para se adequar ao padrão Seduc. O...

Campeonato de Jerumenha estreia com vitória dominante do China sobre o Serraria por 4X0

O Campeonato de Futebol de Jerumenha teve seu pontapé inicial ontem, 13 de abril, com um confronto entre as...

Wellington Dias defende Bolsa Família para trabalhadores rurais com carteira assinada

A matéria tramita na Câmara dos Deputados e sofre pressão da bancada ruralista, que tenta acelerar a aprovação do...
spot_img

PL que regula atividade dos motoristas de aplicativos ganha mais tempo na Câmara

Os profissionais seguem acompanhando as discussões no Congresso, que agora terá o texto analisado por outras 3 comissões da...

Mais R$ 1,4 bilhão está ao alcance dos produtores rurais por meio do Plano Safra

O montante disponível para operações de crédito foi anunciado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).  Advogado especialista...
spot_img

Posts Recomendados