Piauí vai reduzir de 5 para 4 meses intervalo da dose de reforço contra Covid

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, anunciou que o Piauí vai reduzir de cinco para quatro meses o intervalo da dose de reforço da vacina contra Covid-19.

A redução se deve ao surgimento da variante ômicron e o risco de transmissão com as festas de Natal e réveillon.

A antecipação vale para quem tomou as duas doses de Coronavac, AstraZeneca e Pfizer, com qualquer idade.

A Secretaria aguarda uma nota técnica para enviar aos municípios piauienses.

Foto: Roberta Aline

Reforçar monitoramento

A Sesapi irá aumentar o monitoramento de casos positivos de Covid-19 e sua transmissibilidade em todo o estado do Piauí com o surgimento da nova variante ômicron. Na última semana, a coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, esteve em reunião com o Ministério da Saúde, em Brasília, onde recebeu as orientações.

“O Ministério da Saúde fez uma reunião com representantes das 27 Unidades Federadas, onde a orientação é monitorar os contatos da Covid-19, significa dizer que uma casa que tem casos positivos ou uma área, consequentemente a gente tem que fazer o rastreamento dos contatos para saber como está a transmissibilidade da doença no estado”, explica Amélia Costa.

Para isso, a Sesapi irá fazer a distribuição de testes rápidos de Covid-19 para todos os municípios do Piauí, em quantidades diferentes levando em consideração a situação de cada região.

“A Secretaria vai fazer a distribuição de testes para os 224 municípios do estado, só que não é na mesma quantidade. A gente vai levar em consideração os municípios de risco que nós fazemos o monitoramento diário, os municípios circunvizinhos com outros estados e os municípios bem distantes que não tem condição de fazer o RT-PCR”, acrescenta.

Além disso, as secretarias de saúde municipais irão ficar responsáveis por montar barreiras sanitárias em cada município. A Sesapi também deverá capacitar uma equipe técnica para discutir o monitoramento da transmissibilidade do vírus com as macrorregiões do Piauí.

Sobre a variante ômicron, a Amélia Costa explicou ainda que estão sendo feitos estudos sobre a eficácia das vacinas contra a nova variante e que os estados ainda não receberam um protocolo de orientações diretas.

“Ainda está sendo feita uma avaliação para ver se essas vacinas realmente tem uma eficácia contra a ômicron, então, enquanto a gente não tiver esse posicionamento, a Organização Pan-Americana de Saúde ainda está com dificuldade em produzir um protocolo de orientações às 27 Unidades Federais”, finaliza.

Com informações do Cidade Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Evento promovido pela Prefeitura de Marcos Parente capacita profissionais em educação inclusiva

Inclusão e Educação. No último sábado, dia 27 de abril, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu...

Nova linha de crédito vai apoiar produtores em conversão de pastagens

Ministro da Agricultura falou sobre financiamento na ExpoZebu. O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou neste sábado (27)...

Justiça prende eleitores por suposta tentativa de fraude em transferência de domicílio no Piauí

Após receberem voz de prisão do juiz Carlos Alberto Bezerra Chagas, da 13ª Zona Eleitoral, foram conduzidos à Delegacia...

Papa Francisco recebe ex-presidente Dilma Rousseff no Vaticano; veja o vídeo!

Pontífice trocou presentes com atual chefe do Banco do Brics em reunião privada O Papa Francisco se reuniu neste sábado...
spot_img

Justiça restabelece norma do CFM que impede aborto após 22 semanas em casos de estupro

Norma proíbe médicos de realizarem assistolia fetal, método utilizado na fase avançada da gestação O Tribunal Regional Federal da 4ª...

Piauí tem alerta para chuva intensa em 108 município; Inmet aponta volume de até 100 mm

De acordo com o instituto, até o dia 29 de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) irá provocar...
spot_img

Posts Recomendados